O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, recebeu na noite desta sexta-feira (10) no Rio de Janeiro o prêmio ?Destaque Nacional em Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável?, devido aos Programas e ações desenvolvidas pelo governo do Paraná, durante o ano de 2005.
A premiação foi concedida pelo Instituto Ambiental Biosfera e Instituto Brasileiro de Estudos especializados/IBRAE. O Paraná foi o único estado indicado para receber a premiação por decisão unânime dos Conselhos Diretores dos dois Institutos
De acordo com o presidente do Instituto Biosfera, professor Dorival Correia Bruni, o Paraná tem sido o estado mais premiado da região sul do país nos últimos três anos. ?O governador Requião e o secretário Cheida desenvolveram uma política de proteção aos ecossistemas e de recomposição da mata ciliar, por exemplo, que indiscutivelmente são os melhores do país. Algumas ações específicas desenvolvidas deveriam ser seguidas por outros estados?, disse Bruni.
A recomposição da cobertura florestal do estado foi uma das principais ações que concederam ao Paraná a premiação, juntamente com o Programa Desperdício Zero e atividades de educação ambiental. ?A política ambiental do Paraná sob inspiração do governador Requião e sendo impulsionada pelo trabalho incansável dos funcionários da Secretaria está sendo exemplo para outros estados brasileiros?, disse Cheida
Instituto Biosfera
Todos os anos o Instituto Ambiental Biosfera concede premiações a pessoas físicas ou jurídicas brasileiras que se destacaram por ações ou projetos direcionadas à qualidade de vida da população sob o enfoque ambiental, de desenvolvimento sustentável ou de responsabilidade social. ?Essa premiação tem o caráter de traduzir os anseios da comunidade ambiental brasileira, valorizar as instituições e pessoas que desenvolvem ações sérias?, disse o professor Bruni.
O Instituto Ambiental Biosfera foi criado há 16 anos, sendo considerada uma das mais antigas e tradicionais organizações não-governamentais brasileiras da área ambiental. Entre as principais ações desenvolvidas pelo Instituto está a difusão da educação ambiental, criação e coordenação de 23 projetos nacionais e edição de quinze volumes anuais contendo 4.620 trabalhos técnicos nas áreas de florestas, tecnologias ambientais e saneamento ambiental.
A Instituição atua ainda diretamente na capacitação de profissionais, da área de meio ambiente tendo realizado mais de cem eventos e orientado mais de 10 mil pessoas.
Além do secretário Cheida, a Itaipu Binacional também foi premiada e o professor Carlos Roberto Sanqueta, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que trabalha em programas de manejo e conservação de florestas.
No final de 2005 Cheida já havia recebido outras três premiações, sendo duas delas referente ao Programa Mata Ciliar e uma pelo projeto de licenciamento ambiental em propriedades que desenvolvem a suinocultura e ainda inserem os produtores no mercado de créditos de carbono.
Programas premiados
O programa Mata Ciliar foi eleito pela Câmara Americana de Comércio no Paraná como uma das cinco melhores iniciativas de responsabilidade ambiental no Estado e também recebeu Prêmio Internacional Social e Ambiental (também conhecido como Prêmio Qualidade Brasil de Responsabilidade Sócio-Ambiental), cujos critérios de seleção consideram relevância, criatividade e contemporaneidade; além de avaliar a capacidade transformadora do caso realizado.
