Como desdobramento da missão liderada pelo governador Roberto Requião a Paris e Lyon, durante a ?Semana do Paraná na França?, em outubro de 2005, o governo do Paraná e empresários recebem nesta quarta-feira (22) representantes da região francesa de Rhône-Alpes, um dos mais importantes pólos de excelência tecnológica da União Européia.

continua após a publicidade

Segundo o governador, os dois estados terão um ?Comitê de Acompanhamento? voltado ao progresso de parcerias entre o Paraná e a região francesa. ?Será feito um estudo de mercado voltado ao empresariado paranaense e francês, além de cooperações nas áreas social, ensino, meio ambiente e transferência de ciência e tecnologia?, acrescentou Requião.

Chamada de 1ª Reunião do Comitê de Pilotagem Paraná Rhône-Alpes, a delegação francesa chegou ao Paraná nesta terça-feira (21), chefiada pelo senador Jean Besson, vice-presidente do Conselho Regional Rhône-Alpes e delegado para Assuntos Europeus e Relações Internacionais.

A missão trouxe ainda a encarregada de Missões ao Brasil da Direção da Europa, Lucyna Gravière, pelo diretor da empresa de cooperação internacional Entreprise Rhône-Alpes Internationale (ERAI), Jean-Luc Sost e por Marc Magaud, representante da Câmara de Comércio e Indústria de Lyon.

continua após a publicidade

O grupo será recebido nesta quarta-feira (22) pelo governador Roberto Requião, pelo secretário Virgílio Moreira Filho, da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, e por uma comitiva formada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo Rocha Loures; pelo coordenador estadual de Assuntos Internacionais e do Mercosul, Santiago Gallo, e pelo supervisor do Centro Internacional de Negócios da Fiep, Henrique Santos,

Coletiva

continua após a publicidade

O encontro com o governador será às 11h30min, na Granja Cangüiri, onde Requião conversa com as delegações francesa e paranaense. Em seguida, todos concedem uma entrevista coletiva.

Segundo o secretário Virgílio Moreira Filho, temas como economia e comércio, ciência e tecnologia, meio ambiente, formação e capacitação, cultura e agricultura, serão discutidos divididos em sessões específicas, com representantes de secretarias de Estado e de órgãos públicos e entidades privadas. Os encontros de trabalho serão realizados dia 22, na Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, e no dia 23, no Cietep.