Em três anos, o Governo do Paraná promoveu o maior programa de regularização do magistério do país ao nomear 34 mil professores aprovados em concurso para atuar na rede pública de ensino. A análise foi feita pelo governador Roberto Requião em entrevista na TV Educativa ao apresentar um balanço de seu governo.
?Os avanços na Educação foram notáveis?, afirmou Requião, referindo-se – além da realização dos concursos, à criação do Plano de Cargos e Salários, pagamento de passivos ? promoções e progressões salariais de professores ? existentes desde 2001, obras e programas realizados para melhoria do ensino público estadual.
?Eu diria que na área de Educação obtivemos sucesso em todas as nossas propostas?, considerou. ?Estamos devolvendo a alegria à sala de aula, na medida em que o professor, ao ter suas reivindicações atendidas, trabalha com prazer e com gosto. Eles merecem por parte do Estado não só o salário, mas muito investimento para o seu aprimoramento intelectual e cultural?, declarou Requião. ?Isso nosso governo fez?, garantiu.
Em dezembro de 2005 a Secretaria da Educação concedeu progressões e enquadramentos para cerca de 13 mil professores do Quadro Próprio do Magistério. ?São aproximadamente R$ 33,7 milhões utilizados para pagar, em parcela única, enquadramentos e progressões de professores que tiveram seus avanços retardados após a implantação do Plano de Cargos e Salários, além de uma parcela de pagamentos remanescentes do governo anterior, que havia deixado de pagar os avanços aos professores?, explicou.