Paraná realiza conferência de Assistência Social

A secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia Lopes, participa nesta quinta-feira (20/10), às 15 horas, em Pinhais, da Conferência de Assistência Social do Paraná, onde mostrará os resultados e a expansão dos programas sociais em 2005. Neste ano, os recursos do MDS para o Estado totalizam R$ 747 milhões em investimentos nas área de assistência social, segurança alimentar e nutricional e transferência de renda.

O Paraná, onde o Bolsa Família está presente em 377 mil lares pobres, é um dos estados mais contemplados com o aumento dos recursos para programas de Assistência Social. Com a expansão, 44 municípios são beneficiados com mais recursos. As verbas já estão sendo repassadas.

O número de Casas das Famílias, que são centros de referência da assistência social para atendimento da população em situação de vulnerabilidade social, passará das atuais 43 para 74 unidades, até o final deste ano. Também haverá no estado mais 2.075 vagas para o Agente Jovem, voltado aos adolescentes de 15 a 17 anos, e mais 3.700 no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Os recursos ainda vão possibilitar a ampliação no atendimento do Programa de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes ( Sentinela).

Durante a palestra, Márcia Lopes vai falar também da implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que modifica a forma de partilha dos recursos federais e respeita a realidade de cada região, além de garantir mais agilidade no repasse das verbas.

O SUAS integra uma política nacional, que prevê a organização participativa e descentralizada da assistência social, com ações voltadas para o fortalecimento da família e da comunidade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo