Com a presença do secretário de Comércio e Serviços do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Edson Lupatini Junior, e do diretor Nacional do Registro do Comércio (DNRC), Luiz Fernando Antonio, o Paraná reivindicou nesta quinta-feira (16) em Curitiba a simplificação do Registro Mercantil para as empresas.
?Queremos a parceria das Juntas Comerciais do Brasil?, afirmou o presidente da Junta Comercial do Paraná, Júlio Maíto Filho. ?Cada Estado vive e atua com realidades locais sem um procedimento padrão. Uma compatibilidade dos sistemas, via-internet, dará ao usuário respaldo imediato, além de proporcionar o fim da burocracia e práticos resultados para o cidadão?, acrescentou.
Rede
Batizado de Rede Sim, o chamado compartilhamento dos sistemas, conta com apoio do governo federal. ?Hoje o MDIC está a favor desta união?, expressou o secretário estadual da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho. ?Está na hora de resultados mais precisos e isso é bom para os governos, que conseguem contabilizar melhor a abertura de empresas, seu capital destinado para fins sociais e a criação de emprego e renda em todo o Brasil?, disse.
Atualmente, a Junta Comercial do Paraná mantém em seus arquivos mais de 1,5 milhão empresas, com 26 escritórios regionais descentralizados e 18 postos de atendimento, cobrindo todas as regiões do Estado. ?Só nos últimos três anos, a Junta registrou 130 mil novas empresas no Estado. ?Em breve, estaremos anunciando a criação de concurso público para renovação de cargos e salários e a aprovação de uma nova sede da Junta Comercial do Paraná?, anunciou o vice-presidente Cesar Luiz Gonçalvez.