O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, vai estar neste sábado (29) em Foz do Iguaçu participando de uma reunião com representantes dos governos brasileiro e paraguaio, para discutir o trabalho de fiscalização das barreiras internacionais entre o Paraná e o Paraguai.

continua após a publicidade

Estarão presentes o secretário Nacional de Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da Agricultura, Gabriel Maciel; o presidente do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal do Paraguai, Hugo Corralez; o diretor-geral da Secretaria da Agricultura, Newton Pohl Ribas; o superintendente regional do Ministério da Agricultura, Valmir Kowaleski; e o diretor do Departamento de Defesa, Fiscalização e Sanidade Agropecuária (Defis), Felisberto Baptista.

A exemplo do trabalho que vem realizando nos postos de fiscalização na divisa com Mato Grosso do Sul, para impedir a entrada de animais suscetíveis a febre aftosa, o Paraná também quer reforçar a vigilância na fronteira com o Paraguai.

Por se tratar de divisa internacional, cabe ao Ministério da Agricultura essa função. No entanto, a Secretaria da Agricultura se prontificou a colaborar com o governo federal. ?Queremos trabalhar em parceria no controle das barreiras internacionais e, no momento, estamos disponibilizando técnicos, equipamentos e veículos para que as ações naquela região sejam realmente efetivas?, explica Newton Pohl Ribas.

continua após a publicidade

Ribas lembra o empenho do Estado nas ações voltadas para a sanidade agropecuária. ?O governo sempre pautou a sua atuação com total transparência em defesa da qualidade sanitária de seus rebanhos e lavouras e pretendemos continuar seguindo nessa linha?.

Para Pessuti, é dentro deste contexto que a Secretaria da Agricultura está trabalhando. ?A decisão do governo do Estado é manter a sociedade paranaense informada de todas as medidas adotadas para proteger o rebanho paranaense?, conclui.

continua após a publicidade