A Sociedade Brasileira de Mastologia ? Regional Paraná, com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde, promove de 5 a 11 de agosto, em Curitiba, a III Semana Nacional de Incentivo à Saúde Mamária. Durante sete dias serão desenvolvidas ações de alerta e conscientização da população para prevenção do câncer de mama. As atividades serão realizadas em locais de grande circulação pública.
A programação inclui a distribuição de folhetos, camisetas e bonés na Boca Maldita, Parque Barigui e shoppings Muller, Curitiba e Crystal. Profissionais da área de saúde estarão presentes, prestando esclarecimentos.
De acordo com o médico responsável pelo Programa de Prevenção e Detecção Precoce do Câncer de Mama da Secretaria da Saúde, Vinicius Milani Budel, a campanha tem também o objetivo de esclarecer as mulheres sobre a importância do auto-exame. “A prevenção é uma das principais armas no combate ao câncer de mama. Quanto mais cedo o problema for descoberto, maiores são as chances de cura”, diz.
Programa ? Há cinco meses, a Secretaria da Saúde disponibilizou na internet (www.saude.pr.gov.br) informações sobre o câncer de mama e o Programa de Prevenção do Governo Estado, incluindo o Método de Gail, um questionário que indica o grau de a mulher desenvolver o câncer de mama.
“O questionário é o início do exame para saber se a mulher está em situação de risco. Dessa forma, só a paciente que realmente precisa passará por avaliação especializada”, explica o secretário da Saúde, Luiz Carlos Sobania. No site também são listados os fatores de risco e descritas as diferentes modalidades de tratamento e fornecidas informações sobre grupos de apoio a pacientes com a doença.
O Programa de Prevenção do Estado consiste na detecção do problema de forma mais precoce possível. O Paraná criou três Unidades da Mama, instaladas em Curitiba, Cascavel e Londrina. Além desses locais, as unidades de saúde de cada município foram capacitadas para o atendimento. Seus profissionais passaram por treinamento específico para o exame e o reconhecimento das pacientes de risco através do Método de Gail. (AEN)
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna