A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN) e em parceria com a Confederação das Indústrias da Índia (CII), promove de 13 a 16 de fevereiro mais uma missão empresarial à Índia, um dos países com maior potencial de crescimento do mundo. As rodadas de negócios serão realizadas na capital Nova Deli.

continua após a publicidade

Na missão, os industriais poderão participar da Feira Internacional de Engenharia e Tecnologia e do I Encontro Índia-Brasil ? ?Latin América Conclave?. As inscrições poderão ser feitas no CIN até esta sexta-feira (26), pelo e-mail: karla.antmann@fiepr.org.br.

Na Feira, os setores industriais que estarão em evidência serão Tecnologia da Informação, Agricultura, Energia, Equipamentos Hospitalares, Fármacos e Biotecnologia, Educação, Cultura e Turismo.

Além disso, o empresário paranaense poderá conhecer a experiência indiana com parcerias para obras de infra-estrutura. Desde o ano passado, o governo indiano vem expandindo e modernizando o setor rodoviário e portuário do país, com investimentos de US$ 22 bilhões.

continua após a publicidade

Por meio do Projeto Sagarmala, que visa promover o desenvolvimento do setor portuário, o governo indiano está oferecendo incentivos a investidores e exportadores deste setor. Projetos de infra-estrutura urbana como saneamento básico, fornecimento de água e outros têm previsão de investimentos de US$ 5,71 bilhões por ano.

PIB 

continua após a publicidade

Com um Produto Interno Bruto entre 7% e 8% ao ano, a Índia é a segunda economia que mais cresce no mundo, ficando somente atrás da China. Os serviços foram a atividade mais potente em 2006, compondo 56% do PIB. A agricultura e a indústria participam com 22% cada. O país possui desoneração tarifária constante, em média de 32%, com previsão de queda.

Com o Mercosul, a Índia mantém desde 2004 o Acordo de Comércio Preferencial, que estabelece disciplinas de comércio e preferências tarifárias fixas entre as partes (entre 10 e 20% – 100% para alguns produtos). O acordo contém uma lista de produtos ofertados pelo Mercosul à Índia, com as respectivas margens de preferência, e uma lista com os produtos concedidos pela Índia ao Mercosul com preferência tarifária, totalizando o incentivo a 900 produtos.

A fim de aumentar a competitividade dos produtos indianos nos mercados internacionais, a Índia também concede isenção através de Drawback, reembolso do imposto pago na importação de diversos produtos.

Os principais produtos paranaenses exportados para a Índia são o óleo de soja, açúcar de cana, bombas e injetores de combustível para motor diesel, álcool etílico, partes de bombas para líquidos, obras de ferro ou aço e fios de seda.

Serviço:
Missão Internacional à Índia
De 13 a 16 de fevereiro
Inscrições até 26 de janeiro
E-mail: karla.antmann@fiepr.org.br
Telefone: (41) 3271-9106