A iniciativa desenvolvida a partir do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), criado pelo governo federal no ano passado prevê a construção de uma usina de biodiesel no Paraná.
A usina deverá ser instalada na Cidade Industrial de Curitiba, com capacidade para produção de 500 litros de biodiesel/dia. O objetivo é obter combustível renovável a partir de sementes oleaginosas como a mamona, soja, centeio e girassol.
Além da diversificação da matriz energética com a inclusão do biodiesel ao diesel, o governo prevê inserção social com o programa, que envolve incentivos fiscais na produção de oleaginosas, estimulando a agricultura familiar.
No final do ano passado, o presidente Luís Inácio Lula da Silva autorizou o uso comercial de biodiesel, com uma mistura de 2% ao diesel. Em 2012, a mistura do combustível renovável ao combustível fóssil será de 5%, segundo a legislação.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, o biodiesel terá impacto na balança comercial brasileira por permitir a redução da importação de óleo diesel, representando uma economia anual de US$ 160 milhões na importação de diesel.