Hoje, o ministro da Educação Cristovam Buarque se manifestou favorável à proposta de transformar as seis unidades do Cefet-PR em campi de uma nova universidade federal. Outro projeto que conta com o apoio do ministro diz respeito à transformação da Escola Agrotécnica do município de Dois Vizinhos em mais uma unidade do Cefet.
Estas propostas foram discutidas nesta quinta-feira (dia 05), em Brasília, numa audiência onde participou o ministro, uma bancada de deputados paranaenses (14 federais e dois estaduais), o secretário da Secretaria de Ensino Superior (Sesu) Carlos Antunes, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia Aldair Rizzi, o diretor geral do Cefet-PR Eden Januário, entre outros nomes importantes que compõem a comunidade acadêmica do Paraná.
Ao se transformar em universidade, o Cefet-PR conquistará uma série de benefícios, visto que o seu estatuto é alterado. Autonomia jurídica para criar novos cursos; aumento de recursos vindos do Governo Federal e a oportunidade de buscar financiamentos com outros órgãos; facilidades na firmação de convênios com instituições de ensino; ampliação no número de bolsas para o desenvolvimento de pesquisas; são algumas das vantagens desta mudança.