O Governo do Estado confirmou a participação do Paraná em um dos maiores eventos mundiais do meio ambiente. Com data de 28 de novembro a 1º de dezembro deste ano, a Pollutec Lyon 2006 será realizada na França e deve receber mais de 2.400 expositores de mais de 30 países.
Nos 20 anos de existência, a Pollutec se impôs como o grande encontro mundial dos profissionais da área ambiental. O evento tem uma representatividade mundial devido à sua amplitude e à diversidade de sua oferta de soluções ? única no planeta ? e também pelos inúmeros debates da atualidade e encontros internacionais que promove.
Este ano, o Brasil será o país homenageado, fator que garante aos empresários brasileiros maior oportunidade de negócios e parcerias. O Brasil contará com um pavilhão nacional no qual o Paraná será um dos únicos Estados que terão um estande exclusivo.
Paraná – A participação paranaense na feira foi decidida em uma reunião realizada entre a Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul juntamente e a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Para o coordenador estadual de Assuntos Internacionais e do Mercosul, Santiago Gallo, a participação do Estado é resultado das freqüentes negociações entre Paraná e a França. ?Nos últimos dois anos, diversos encontros aproximaram as duas regiões em laços comerciais e culturais?, afirma.
As relações entre o Paraná e país europeu também se intensificaram desde a missão paranaense às cidades de Paris e Lyon em outubro do ano passado, na ocasião do Ano do Brasil na França. Além de rodadas de negócios, foram firmados diversos acordos de cooperação bilateral na região de Rhône-Alpes, um dos mais importantes pólos de excelência tecnológica da União Européia. Como desdobramento dessas visitas, representantes daquela região vieram ao Paraná em fevereiro deste ano, onde definiram com o governo estadual programas para a transferência de tecnologia e de ensino.
Para a Pollutec, o Paraná pretende aumentar reivindicação para a implantação de um Consulado Geral do Brasil em Lyon. Atualmente, o Brasil conta apenas com uma embaixada na França, em Paris.
O Paraná também já espera a confirmação de uma missão de empresários da região de Rhône-Alpes no Estado, para fevereiro de 2007.
Empresários do meio ambiente interessados em participar da Pollutec Lyon 2006 devem entrar em contato com a Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul ou com a Fiep. Dentre as mais de 250 conferências e debates previstos para o programa, os três temas atuais escolhidos para esse ano são saúde e meio-ambiente, energias renováveis e desenvolvimento sustentável.
SERVIÇO:
Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul
Telefone (41) 3335 1700
CIN (Centro Internacional de Negócios) a Fiep: (41) 3271 9000.