O governo do Paraná está participando desde sexta-feira (6) de uma exposição montada na cidade de Santa Rita, no Paraguai, e que vai até o dia 15. Esta é a 13º edição do evento que se caracteriza pela especialização no setor de agronegócio. No Paraguai, a feira é considerada a maior do país em volume de negócios e organização e a segunda maior em concentração de público.
Para o coordenador de Assuntos Internacionais e do Mercosul, da Secretaria da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul (Seim), Santiago Gallo, o grande potencial da Expo Santa Rita é receber um público seleto. ?O evento é uma oportunidade ideal para quem tem a intenção de fazer negócios, criando um ambiente propicio para as relações comerciais e empresariais. A nossa participação na feira tem o objetivo de estreitar os elos de comercialização entre os produtores e consumidores paranaenses e paraguaios?, afirma.
Na edição passada, a feira contou com a participação de 350 expositores e um público aproximado de 100.000 visitantes. Para os organizadores do evento, a estimativa em 2005 é de superar em 20% esses números.
A cidade de Santa Rita é conhecida como a capital do progresso no Paraguai e está estrategicamente localizada a 70 Km das três fronteiras (Brasil ? Argentina ? Paraguai). Concentra sua economia no setor de Agronegócio, com destaque para o plantio de soja, milho, trigo, canola, girassol, entre outros e apresenta também um significativo crescimento nos setores industrial, comercial e de prestação de serviços.
A Secretaria da Indústria, Comérvio e Assuntos do Mercosul, em conjunto com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), participa com um stand onde a intenção é criar um ambiente empreendedor.
Para o vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, a feira representa uma grande oportunidade de negócios, tanto para os visitantes quanto para os expositores. ?Ela é de fundamental importância para o setor agropecuário, não só do Paraguai mas como para todos os países vizinhos. Trata-se de um local de convergência para discussões e troca de informações da produção agropecuária do Mercosul, além de ser uma grande oportunidade para consolidarmos a nossa posição de um dos principais produtores e exportadores de produtos agropecuários para a Europa e Ásia?, conclui.
Vendas
As exportações paranaenses para o Paraguai cresceram cerca de 7,13% no ano de 2004 em relação a 2003, chegando a US$ 157 milhões. Durante todo o ano anterior, cerca de 1.450 produtos foram exportados para o Paraguai por 496 empresas paranaenses.
Serviço:
Local: Centro de tradições gaúchas Indio José
Parque de exposições CTG ? Santa Rita ? Alto Paraná ? Paraguay
Contato: Jaqueline Mesomo
Telefax: (0673) 20200/20201/20305
Jaqueline@ctg.org.py