O Paraná é um dos 18 estados brasileiros a participar, a partir dessa segunda-feira (6), da Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica. A campanha, inédita, é uma iniciativa da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), que pretende orientar 150 milhões de pessoas sobre os cuidados com acidentes envolvendo eletricidade.
Em Curitiba, o presidente da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), Rubens Ghilardi, e diretores da estatal participam da abertura oficial na praça Ruy Barbosa, um dos principais terminais de ônibus da cidade. Ao lado de técnicos de segurança e empregados voluntários, eles estão ajudando a distribuir cartilhas e manuais com recomendações práticas e úteis para prevenir acidentes com eletricidade.
Até o próximo dia 12, a população paranaense vai ter orientações e recomendações sobre quatro das principais causas de acidentes com choques elétricos: empinar pipas e papagaios em locais inadequados, instalar antenas de TV perto da fiação elétrica, movimentar andaimes e objetos metálicos nas proximidades das redes de energia e manipular condutores energizados para fazer ligações elétricas clandestinas.
Foram montadas tendas em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa onde haverá apresentações de teatro e brincadeiras, sempre enfatizando a necessidade de prestar atenção aos riscos oferecidos pela eletricidade e como evitar os acidentes.
Todos os anos acontecem em média 410 acidentes no país motivados pelas quatro causas abordadas na campanha: um terço dessas ocorrências resultam em morte da vítima, outro terço em lesões graves e o restante em lesões leves., conforme um estudo feito pela Fundação Coge, que se dedica ao estudo e pesquisa dos métodos, processos e rotinas de gestão adotados pelos agentes do setor elétrico brasileiro.
O presidente da Copel, Rubens Ghilardi, disse que considera esses índices "assustadores", considerando que a energia elétrica está disponível a praticamente toda a população e que ela oferece perigo caso não sejam tomados os cuidados devidos, "todas as ações de orientação para prevenir acidentes são importantes e bem-vindas".