O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) criou novas variedades de sementes que estarão à disposição dos agricultores em 2005. Segundo o presidente do Iapar, Onaur Ruano, foram lançadas nove variedades, sendo uma de algodão, uma de arroz de sequeiro, três de feijão, uma de milho branco, uma de trigo, uma de triticale e uma de café.
A nova variedade de algodão (IPR-120), apresenta maior potencial de produtividade, com expectativa de elevar em 6% a rentabilidade da lavoura. Na opinião de Ruano, trata-se da melhor variedade que será plantada no estado. A variedade de arroz de sequeiro (IPR-117) é indicada para cultivos em pequenas propriedades.
As três novas variedades de feijão – Colibri, Chopim e Saracura – apresentam maior valor protéico com menor tempo de cozimento. A variedade de milho branco (IPR-119) atende à demanda da indústria de alimentos. A variedade IPR-98 de café destaca-se pela resistência a todos os tipos de ferrugem conhecidos no mundo. Só o que o agricultor vai deixar de gastar com fungicidas na lavoura de café representa uma economia de R$ 7,5 milhões por ano.