Está sendo lançada oficialmente nesta sexta-feira (27), no Paraná, a campanha de vacinação contra a febre aftosa. A cerimônia será em Loanda, Noroeste do estado, onde se realiza o Fórum Regional Paraná Livre de Febre Aftosa.
Nesta primeira etapa da campanha, que se encerra dia 20 de maio, a Secretaria da Agricultura pretende vacinar todo o rebanho paranaense, 10,2 milhões de cabeças.
Segundo o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, o Ministério da Agricultura destinou ao Paraná, 11 milhões de doses de vacina, suficientes para a todo o processo de imunização.
"A responsabilidade pela vacinação deve ser entendida pelos municípios, principalmente os das regiões de fronteiras com outros países e divisas interestaduais, como meta prioritária para o desenvolvimento social e econômico", observou Bianchini.
A região de fronteira será tratada como de ?alta vigilância?, as propriedades serão georreferenciadas para facilitar sua identificação e do rebanho, e a vacinação será assistida.
O secretário disse que, além da vacinação, está sendo tomada uma série de medidas conjuntas com o governo federal e com outros estados para evitar a doença, pois o que se pretende é obter novamente o reconhecimento internacional do Paraná como área livre de febre aftosa.