O número de barracões industriais recomendados e construídos no Paraná pelo governo estadual subiu, em apenas vinte dias, de 176 para 185. Com isso, aumentou também o número empregos gerados pelo projeto. Agora, são 8.698 postos de trabalho diretos criados desde o início do programa implantado em 2003.
Espaços destinados ao fortalecimento de pequenos empreendimentos, os barracões vêm sendo uma alternativa para o pequeno e médio empresário paranaense, explica o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho. ?É também cada vez maior o número de municípios beneficiados. Já são 102 cidades atendidas até o momento?, afirma.
Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, micro e pequenas empresas estão encontrando, através dos barracões, estrutura necessária para progredir e gerar empregos.
Crescimento
Segundo o gerente da empresa Cantu, Odair Secco, que produz conservas em geral e cereais em São Jorge do Oeste, a produção dobrou com a transferência das suas atividades para um barracão industrial.
?A empresa aumentou o número de funcionários em aproximadamente 100% após a ida para o barracão. No período de safra, de outubro a maio, o número de funcionários contratados é ainda maior?, afirma Secco.
As últimas três cidades beneficiadas pelo programa são Cantagalo, Flórida e Serranópolis do Iguaçu. Mais de 200 municípios já foram avaliados para a expansão do programa nos últimos três anos. O objetivo é aumentar o número de empregos formais no Paraná que, desde 2003 já somam mais de 320 mil.