O Paraná já colheu 98,3% da área cultivada com milho da primeira safra, segundo informação divulgada nesta quarta-feira (07) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura. Os dados sobre o plantio e a colheita do milho, como de outras quatro culturas, correspondem à situação verificada no campo até segunda-feira (05).
A engenheira-agrônoma do Deral, Margorete Demarchi, lembrou que a expectativa é de colher 11,11 milhões de toneladas, considerando as duas safras anuais. ?Isso, concretizando-se, pode ser 30% superior à produção total verificada no ano passado, que foi duramente castigada pela seca?, afirmou.
Segundo Demarchi, há uma preocupação com o milho da segunda safra, que já sofre com a estiagem. ?O Deral já está trabalhando com uma quebra de 5,4% na produção. Essa quebra poderá ser maior se a chuvas não voltarem a ocorrer. Além disso, estamos preocupados com o início das geadas?, disse.
O secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas, disse que a colheita do milho prossegue nas regiões de Guarapuava, Ponta Grossa e União da Vitória. ?Em relação ao milho da segunda safra, a colheita atingiu 4,6% da área. Até o momento, 51% das lavouras apresentam boas condições?.