O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, anunciou nesta quinta-feira (20) durante o ?II Workshop Florestal – Plantações Florestais, produtos e benefícios?, em Paranavaí, a liberação de R$ 1,5 milhão em investimentos na formação de 12 módulos agroecológicos na região Noroeste do Estado.
De acordo com o secretário, o ?módulo agroecológico? é uma união de 20 propriedades rurais. ?Cada uma irá receber até R$ 6 mil para se converter em propriedades ecologicamente sustentáveis?, afirmou Cheida. ?Com esta iniciativa queremos demonstrar aos pequenos agricultores que, organizados, podem cumprir todos os requisitos ambientais e mesmo assim manter a produção e obter lucros com projetos paralelos como apicultura e piscicultura, por exemplo?, disse.
A formação dos módulos é uma prática pioneira e faz parte do programa Paraná Biodiversidade, executado pela Secretaria do Meio Ambiente em conjunto com as secretarias da Agricultura e Abastecimento e do Planejamento. O programa tem como objetivo a construção, no Estado, dos Corredores de Biodiversidade em 2,1 milhões hectares, abrangendo 19,8 mil propriedades rurais e 63 municípios.
Reposição Florestal
O workshop teve como objetivo discutir normativas sobre reflorestamento obrigatório, considerando seus cumprimentos e potenciais usos econômicos e ambientais.
Cheida destacou a importância do Sistema de Reposição Florestal Obrigatória (Serflor), que determina a obrigatoriedade de todos os consumidores de matéria prima de origem florestal efetuarem o reflorestamento em quantidade equivalente ao volume consumido, para a recuperação ambiental do Estado.
Segundo o secretário, a degradação realizada nos últimos cem anos provocou uma diminuição radical da cobertura florestal do Estado, restando apenas 4% da cobertura original. ?Estamos em alerta e quando estamos em alerta é porque estamos em perigo. Porém, perigo é sinônimo de oportunidade. Oportunidade de sentar e discutir coletivamente para elaborar um novo modelo de desenvolvimento que busque a sustentabilidade para deixarmos a terra sempre boa, para viver o máximo e com maior qualidade de vida?, disse Cheida.
Para o prefeito de Paranavaí, Maurício Yamakawa, a presença do secretário na região é muito importante para os agricultores locais. ?Os produtores ficam mais tranqüilos quando percebem que as nossas questões estão sendo tratadas de perto?, afirmou o prefeito. Além disso, Yamakawa elogiou o trabalho desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente em todo o Estado, conciliando a preservação da natureza ao desenvolvimento econômico.
Participaram do workshop a promotora do Meio Ambiente de Paranavaí, Suzie Mara de Paula, e o presidente da sociedade rural do município, Gal Fernandes.