Paraná investe no treinamento de produtores de orgânicos

A Secretaria da Agricultura vai investir na capacitação de interessados em produzir alimentos orgânicos com treinamento de agricultores que decidiram sair da agricultura convencional e participar do sistema orgânico de produção. O secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas, disse que a iniciativa atende ao crescente interesse dos produtores do Paraná pela produção orgânica.

De acordo com levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura, e da Emater, em 1997 havia 450 agricultores no Estado que se dedicavam à produção orgânica. ?Em 2004, eram 4,1 mil produtores. Já em 2005, o número de agricultores envolvidos nesse sistema de produção foi de 4,3 mil?, informou Ribas. ?No momento, está sendo preparado todo o material didático-pedagógico que será usado no treinamento desses produtores rurais?, comentou.

Segundo Ribas, o treinamento será feito durante um ano. ?Será um total de 96 horas. Ou seja, oito horas por mês. Os produtores vão ter aulas teóricas e práticas. Além do acompanhamento de técnicos das entidades envolvidas?.

O coordenador estadual de Olericultura e Agricultura Orgânica da Emater, Iniberto Hamerschmidt, lembrou que os grupos de produtores que serão capacitados já estão definidos. ?Eles representam agricultores de todas as regiões do Estado?, afirmou.

Ao todo, a iniciativa envolverá 62 grupos de produtores. ?Cada grupo terá de 25 a 30 agricultores. Com isso, nossa agricultura orgânica contará com 1.500 a 1.800 novos produtores, treinados e preparados para enriquecer ainda mais esse segmento. Por um lado, os consumidores serão beneficiados com uma maior oferta de produtos de qualidade. Por outro, a agricultura do Estado se destacará ainda mais por sua produção e diversidade?, comentou Hamerschmidt.

O trabalho de capacitação dos produtores é desenvolvido pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), em parceria com o Sebrae e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Evento

Parte do crescente interesse pela produção orgânica no Paraná foi constatada durante o I Encontro Regional de Agroecologia, que terminou na sexta-feira (12) em Marechal Cândido Rondon. O evento, que teve início na quinta-feira (11) reuniu mais de 200 participantes, entre agricultores, técnicos do setor agropecuário e pesquisadores.

O secretário da Agricultura ressaltou a importância do Encontro. ?Foi uma excelente oportunidade para esses produtores, técnicos e pesquisadores relatarem suas experiências e trocarem informações relacionadas a esse segmento da agricultura. Eventos como esse confirmam não apenas o aumento do número de produtores que decidem iniciar nesse sistema de produção, como também, mostram os avanços que já temos nesse segmento e o potencial de nosso Estado no que se refere à produção orgânica?, disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo