Diante do frio intenso que atinge o estado, a Secretaria de Saúde do Paraná resolveu intensificar o trabalho de conscientização sobre a importância de prevenir e tratar a meningite. Estão previstas palestras e orientações em postos de saúde.

continua após a publicidade

Este ano, foram registrados 96 casos de meningite no Paraná, com 27 mortes. Deste total, 13 mortes ocorreram no município de Ponta Grossa. A secretaria descarta, no entanto, tratar-se de um surto da doença.

A responsável pela Divisão de Doenças Imunopreviníveis, Nilce Haida, conta que os casos suspeitos ou notificados são monitorados o ano todo. Segundo ela, aos primeiros sintomas, não se deve fazer automedicação e, sim, procurar o serviço de saúde mais próximo para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

"Os principais sintomas são febre alta, forte dor de cabeça, vômitos e dificuldade de movimentar o pescoço. É preciso estar atento à presença de manchas vermelhas na pele. Nos bebês e crianças de baixa faixa etária, a mãe deve prestar atenção à recusa de mamadas ou alimentos e à presença de irritabilidade", esclarece Haida.

continua após a publicidade