O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Departamento Nacional do Senai e o Senai Paraná apresentaram, na noite de segunda-feira (12), no Cietep, o projeto ?Tecnologia da Informação (TI) e Comunicação? a 48 empresários da área.
O Paraná é o primeiro estado a receber o programa, que tem o objetivo de desenvolver novos mercados no Brasil. O projeto vai atender 15 empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia de Curitiba e região. A coordenação local será feita pela Rede de Tecnologia do Paraná ? Retec.
Toda a infra-estrutura necessária e o corpo técnico será oferecido pelo Senai Paraná, enquanto o governo federal disponibilizou R$ 130 mil em recursos para a implantação do programa no Estado. A iniciativa conta ainda com o apoio do Centro de Tecnologia em Automação Industrial do Senai Santa Catarina.
?O objetivo é atender, principalmente, micro, pequenas e médias empresas deste APL, desenvolvendo atividades que aumentem a capacidade de inovação, a competitividade e a qualidade dos produtos?, afirmou Reinaldo Victor Tockus, coordenador da Retec.
Além dele, também participaram do encontro no Cietep a analista de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Márcia Pontes, e o diretor da Unidade de Tecnologia do Senai nacional, Orlando Clapp.
Os empresários interessados terão prazo até 30 de junho para fazer sua inscrição. A participação não terá custo para as empresas. ?As únicas exigências são a dedicação de tempo, o cumprimento das tarefas e o compromisso de prosseguir até o final?, observou o coordenador da Retec.
Após as inscrições, será realizado um processo seletivo para definir as 15 empresas que irão participar do programa. ?O critério de seleção será a isonomia entre elas. Ou seja, as diferenças de perfil não poderão ser muito discrepantes?, explicou Tockus.
O programa será desenvolvido nas empresas de agosto a dezembro. Durante esse período estão previstos a elaboração e a gestão de projetos de TI e Comunicação e o desenvolvimento de produtos, além de abordagens de segurança em TI e Comunicação e de aspectos do mercado de software.
Pioneiro
O Paraná é o primeiro estado a receber o projeto em TI e Comunicação. Nos dias 26 e 27 de junho, ele será apresentado a empresários de Recife (PE) e Campina Grande (PB).
A escolha do APL foi baseada em pesquisa realizada há cerca de dois anos pelo Ipardes ? Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. O estudo identificou algumas concentrações de atividades industriais no Estado. Entre elas, a produção de software em Curitiba e região metropolitana, Londrina e Maringá.
?A idéia é primeiro colher resultados deste programa em Curitiba e região para depois expandi-lo para outros centros, como Londrina e Maringá?, disse o coordenador da Retec.