Paraná ganha Dia de Combate ao Câncer Infantil

cancer_2231105.jpgO Paraná é o primeiro estado brasileiro a contar, a partir desta quarta-feira (23), com o Dia Estadual de Combate ao Câncer Infantil. Uma solenidade com a presença do governador Roberto Requião e vários convidados, no Museu Oscar Niemeyer, às 20 horas, marca a iniciativa, que deverá ser adotada em breve por outros estados brasileiros, como forma de despertar o interesse da população para o avanço da neoplasia.

Com o lançamento da data especial, transformada em projeto de lei pelo deputado Ângelo Vanhoni, caberá aos órgãos competentes da rede estadual, articulados com as demais entidades da sociedade civil, organizarem campanhas de esclarecimento e orientação da população. E a primeira ação já está nas ruas. É a campanha para arrecadação de recursos para a ampliação do Ambulatório Menino Jesus de Praga, que atende em média 40 crianças por dia e está com sua capacidade completamente esgotada.

Para tanto, a APACN ? Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia, estará promovendo nesta quinta-feira, a partir das 21 horas, um jantar beneficente, no Clube Curitibano. Os dois eventos contam com a parceria do Provopar Ação Social, Museu Oscar Niemeyer, Instituto RPC, Colégio Positivo, Itaipu Binacional, TV Bandeirantes, TV Educativa, Canal 21, Clear Channel e Heades.

Nesta quarta-feira (23), destaque para a apresentação do músico Zé Rodrigo e orquestra e do DJ Roberto Rego. A coordenação do evento estará a cargo de Dado Dantas e Ilse Lamback. ?Além do mais, estaremos promovendo o lançamento da camiseta com a marca da campanha. As camisetas foram confeccionadas pelas detentas do presídio feminino de Piraquara. Portanto, numa única iniciativa, estaremos ajudando a APACN e as presidiárias?, informou Lucia Arruda, presidente do Provopar Ação Social.

Ambulatório Menino Jesus de Praga

Buscando a humanização do tratamento para as crianças, a APACN montou o Ambulatório Menino Jesus de Praga em 1988, com capacidade para 25 crianças. A obra foi resultado do primeiro convênio firmado entre a APACN e o Hospital de Clinicas da Universidade Federal do Paraná.

?O ambulatório tem uma importância vital na recuperação devido ao fato da criança não precisar ficar internada, algo que sempre gera um trauma, o que proporciona uma maior qualidade de vida para todos. Sem contar que com o calor da família e, em um ambiente amigável sem traumas de um hospital de adultos, a recuperação se torna acelerada?, afirma Mariza Del Claro, presidente da APACN.

O ambulatório atua na área de hemato oncologia pediátrica atendendo crianças de zero a 16 anos de todo o Brasil. ?Lá são realizados exames laboratoriais, pré-consultas, consultas com médicos especializados, sessões de quimioterapia e outras medicações, atendimento psicológico e serviço social?, informou Mariza. ?Tudo é feito para que a criança inicie o tratamento imediatamente, pois a espera pode trazer dificuldades para a cura da doença. Assim, com a ampliação do ambulatório, que terá sua capacidade dobrada, vamos proporcionar maior conforto possível para as crianças?, completou.

Serviço
Solenidade de lançamento do Dia Estadual de Combate ao Câncer Infantil
Dia: 23/11/2005
Horário: 20 horas
Local: Museu Oscar Niemeyer
Atrações: Zé Rodrigo e Orquestra e DJ Roberto Rego

Jantar Beneficente da APACN
Dia: 24/11/2005
Horário: 21 horas
Local: Clube Curitibano
Convites: R$ 60,00
Informações: 32677476

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo