A posição de resistência aos transgênicos e as políticas públicas para a biodiversidade do Governo do Paraná estão garantindo para o Estado a atenção dos participantes da MOP 3, o encontro da ONU que se realiza em Curitiba. O estande do Governo do Paraná na área de exposição do Expo Trade, em Pinhais, está sendo visitado pelos representantes de delegações estrangeiras, dirigentes de ONGs do país e do exterior, ambientalistas e pelo público que comparece ao local do evento. Jornalistas do Paraná, do país e do exterior também buscam informações sobre o Paraná e suas ações de proteção ao meio ambiente e as ações do Governo estadual contra os produtos geneticamente modificado.
O estande do Governo do Paraná nas conferências da ONU, planejado pela Secretaria de Comunicação do Estado, é decorado com painéis que informam sobre os principais programas paranaenses para a biodiversidade e as ações de resistência aos transgênicos. Dispõe do "Press Center Copel", com computadores conectados por fibra ótica na internet, onde é produzido material jornalístico sobre o evento. No local, também está instalado estúdio da TV Educativa que gera matérias e imagens para emissoras de televisão do país e do exterior.
Destaque
Para Moacir Boscardin, gerente de Marketing da Copel, que coordena as operações do estande do Paraná nos encontros da ONU, "a corajosa posição do governador Requião na resistência aos produtos transgênicos e a avançada política do Estado na defesa do meio ambiente ganharam a atenção dos participantes do evento, que buscam material informativo e explicações técnicas, fornecidas pelos especialistas das Secretarias da Agricultura, Meio Ambiente, Sanepar e Porto de Paranaguá".
Boscardin destaca que "o discurso do governador Requião na abertura da MOP 3 reafirmando a posição paranaense a favor da identificação dos produtos transgênicos e as políticas públicas do Paraná nas áreas de Biossegurança e Biodiversidade estão tendo ampla repercussão junto às delegações estrangeiras, representações da sociedade civil, ambientalistas e jornalistas que cobrem o evento. O Paraná faz a diferença neste encontro".
No estande é grande a procura de informações sobre as ações do Paraná na resistência aos produtos transgênicos e o programa "Mata Ciliar", que bate recorde mundial com o plantio de 40 milhões de árvores.