As oficinas de teatro realizadas no município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, pelo projeto "Paraná Fazendo Arte", da Secretaria de Estado da Cultura, já resultaram na formação de dois grupos: um de teatro e outro de pesquisa em dança e cultura popular. O coordenador do projeto, Paulo Afonso de Castro, contabiliza este excelente retorno para o incremento do "Paraná Fazendo Arte" em 2005.

continua após a publicidade

"Quando o município nos solicitou as oficinas de teatro, achamos por bem aproveitar o diretor teatral que já trabalha com um grupo de Fazenda Rio Grande", conta Paulo Afonso. "Isso foi o suficiente para o grupo se consolidar". Na área de pesquisa cultural do município, o grupo Olindamir, do Colégio Estadual Olindamir Merlin, desenvolveu atividades sobre quadrilha, fandango e samba. "Além de apresentar as danças, os estudantes dão uma aula sobre as origens e adaptações sofridas ao longo do tempo", conta o diretor e professor de Educação Artística, João Carlos da Silva.

Por sua vez, o grupo de teatro produziu um Auto de Natal que será apresentado no Teatro Municipal de Fazenda Rio Grande, dia 11 de dezembro, às 16 horas. Para o espetáculo, foram pesquisados e incorporados elementos culturais da comunidade local. "Ao fazerem pesquisas, os estudantes se interessam pelas coisas do passado, procuram livros, fotografias antigas e ainda envolvem toda a comunidade", argumenta o professor. Também o cenário e figurinos são produzidos artesanalmente por pessoas da localidade. "O entusiasmo tem envolvido tanta gente que já se pensa na produção de em Festival de Teatro Amador da Fazenda Rio Grande". 

continua após a publicidade