O ânimo está restabelecido. O Paraná Clube mostrou ter se recuperado bem dos fracassos na decisão do Campeonato Paranaense e nas oitavas-de-final da Copa Libertadores. Com autoridade e inteira justiça, sapecou 3 x 0 nos reservas do Grêmio, ontem, na Vila Capanema, e voltou a vencer numa estréia de Brasileirão depois de três anos.
É certo que o time B gremista – usado porque o técnico Mano Menezes poupou os titulares para o jogo contra o Defensor, quarta-feira, pela Libertadores – mostrou fragilidade acima da esperada. Mas o Tricolor paranaense não tinha nada a ver com isso e mostrou futebol mais objetivo que nos últimos jogos, criando várias chances de gol e tomando poucos sustos na retaguarda, exceto em lances de bola parada na área.
Sem Dinelson, Egídio e Beto, contundidos ou desgastados pelo acúmulo de jogos, Zetti aproveitou para mudar o esquema tático, apesar de só ter treinado o time na véspera da partida.
Jogaram três zagueiros, assim como nos melhores momentos tricolores diante do Libertad, no Paraguai: Daniel Marques, Toninho e o estreante Luiz Henrique. Com a defesa protegida, os laterais apareceram bem no ataque e infernizaram a atrapalhada defesa gaúcha. Principalmente Márcio Careca, que mostrou qualidade ofensiva em seu primeiro jogo com a camisa tricolor.
Os gaúchos limitaram-se à defesa e não tinham inspiração para incomodar Flávio. O domínio paranista transformou-se em vantagem ainda no primeiro tempo, com um gol chorado de Josiel – a bola iria para fora, mas bateu no goleiro Galatto e entrou.
A jogada foi de Vinícius Pacheco, que entortou o argentino Schiavi.
O Grêmio aventurou-se um pouco mais ao ataque no segundo tempo. E o Paraná, jogando com velocidade, seguia mais perigoso.
Os gols saíram naturalmente, com Josiel, cobrando pênalti sofrido por Renan, e Lima, chutando firme no canto do goleiro. Uma vitória que fez a torcida sonhar com outra boa campanha no Brasileirão.
Estreantes dão conta do recado e ganham elogios
Foi só o primeiro jogo, mas o Paraná parece ter acertado outra vez nas contratações para o Brasileirão. Os três estreantes tiveram bom desempenho contra o Grêmio e ganharam elogios do técnico Zetti.
Jogando do lado esquerdo da zaga, Luiz Henrique, ex-Bragantino, mostrou segurança e qualidade nos desarmes. Junto com Daniel Marques e Toninho, todos de elevada estatura, o Tricolor ganhou segurança na jogada aérea. À frente dos beques, Adriano mostrou muita disposição e qualidade para tocar a bola – ele era o único que já havia estreado, mas atuou poucos minutos diante do Libertad, na Vila Capanema. E o lateral-esquerdo Márcio Careca, apesar de ter saído no intervalo, foi o jogador mais perigoso do time no primeiro tempo.
Zetti aprovou a atuação do trio. ?Mandei o Luiz Henrique jogar simples, e ele foi tranqüilo, destruindo bem o adversário. Márcio Careca participou do primeiro gol, caindo pelo meio. Só saiu porque optei por um jogador mais ofensivo. E o Adriano já conhecíamos e entrosou-se bem com o Xaves?, falou o técnico. ?Ajudou eu conhecer bem o Luiz Henrique. Conseguimos anular os contragolpes do Grêmio e ainda tive duas oportunidades de bater em gol?, vibrou Adriano.
Zetti não confirmou, mas deu a entender que manterá o 3-5-2. ?O importante é, no caso de tirarmos mais um zagueiro, termos uma formação já treinada?, falou, para depois elogiar o desempenho da equipe contra o Grêmio. ?Parecia que jogavam juntos há tempos. E não importa se o Grêmio jogou com o time reserva. Eles têm um plantel grande. Nós soubemos o momento certo de explorar o ataque?, avaliou.
Campeonato Brasileiro
1a Rodada
Gols: Josiel, aos 29 do 1º e aos 25 do 2º, e Lima, aos 36 do 2º
Local: Estádio Durival de Britto
Árbitro: Elvecio Zequetto (MS)
Auxiliares: Paulo César Pereira de Freitas (MS) e Alécio Aparecido Lezo (MS)
Cartões amarelos: Adriano (Par); Bruno Teles, Jucemar e Schiavi (Gre)
Público: 3.568 pagantes (total: 4.218)
Renda: R$ 79.423,00
Paraná 3×0 Grêmio
Paraná
Flávio; Daniel Marques, Toninho e Luís Henrique; Leo Matos, Xaves, Adriano, Joelson (Lima, aos 32 do 2º) e Márcio Careca (Everton, intervalo); Vinícius Pacheco (Renan, aos 21 do 2º) e Josiel. Técnico: Zetti
Grêmio
Galatto; Gavilán, Schiavi, Pereira e Bruno Teles; Nunes, Willian Magrão (Jucemar, intervalo), Ramón e Itaqui; Everton e Douglas (Adílson, intervalo). Técnico: Mano Menezes
Rádio tricolor já está no ar
Sem muito alarde, o Paraná Clube anunciou ontem um projeto inédito no Paraná: a criação de uma rádio oficial via web.
O acesso se dará pelo endereço www.radioparanaclube.com.br.
A emissora está no ar desde ontem, mas com programação apenas musical. O clube já contratou uma equipe, comandada pelo radialista Luiz Cláudio, para produção de noticiário, entrevistas e outros assuntos relacionados ao Tricolor, tanto no futebol como na área social. ?Também faremos a transmissão de todas as partidas do clube, já começando no jogo contra o Juventude (sábado que vem)?, falou o gerente social e de marketing do Tricolor, Luiz Carlos Casagrande.