O governo do Paraná considerou mais prudente aguardar o ato normativo a ser editado pelo Ministério dos Transportes antes de comentar a medida provisória que prevê a estadualização das rodovias federais. Segundo a assessoria do governo, o Paraná tem 1.700 quilômetros de rodovias federais, que fazem parte do Anel de Integração, o que representa quase 10% do que o governo federal pretende estadualizar. “Não sabemos se esses trechos serão considerados ou não estratégicos”, disse um dos assessores. Os trechos que forem considerados estratégicos ficam fora da estadualização.

O Paraná já fez pedido de ressarcimento dos valores investidos em obras federais no Estado. O pedido chega a R$ 2,7 bilhões e inclui a duplicação da BR-376, cotada em R$ 216 milhões, a construção das pontes de Porto Camargo (R$ 140 milhões), a Ponte Guaíra (R$ 32 milhões), além da Ferrovia Ferroeste (R$ 380 milhões) e da Ferrovia Central do Paraná (R$ 2 bilhões).

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