A 15ª edição do Paraná em Ação, realizada em Laranjeiras do Sul, teve um saldo de 41.522 mil atendimentos, que beneficiaram cerca de 20 mil pessoas carentes do município e região. O evento foi realizado no Parque de Eventos da cidade, durante os três dias de Agroshow, que estava na sua 2ª edição. O programa, do Governo do Estado, é coordenado pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade.
?É uma ação global e o público alvo são as classes C, D e E, ou seja, as pessoas que por diversas razões têm dificuldades no acesso aos seus mais legítimos direitos?, diz o secretário de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi. O programa, realizado em parceria com órgãos do governo estadual, federal e sociedade civil organizada, já ultrapassa um milhão de atendimentos em todas as edições realizadas desde de outubro de 2004. Porém, de acordo com o secretario Buabssi, há muito por fazer ainda pelos menos favorecidos do Estado.
Nessa 15ª etapa, pela segunda vez em Laranjeiras do Sul, a feira de serviços, além da emissão de documentos, habilitação para casamento coletivo, exames nas áreas de saúde, contou com a participação do programa Paranização, do Teatro Guaíra.. Hélio Leites foi o responsável pela alegria do público mirim que freqüentou a feira.
Com caixas de fósforos pregadas na roupa e muita criatividade, ele prendeu a atenção de crianças e adultos durante o espetáculo. ?Trabalho com objetos aparentemente sem importância, como caixinhas de fósforo e botões, mas que são transformados em personagens que contam histórias e deixam as crianças bem felizes?, explica.
Em um dos espetáculos, Leites utiliza bonequinhos na aba do boné, os quais manipula para contar a história do descobrimento do Brasil. ?Com o teatro minimalista, os pequeninos objetos utilizados nos espetáculos são transformados em sentimentos?, declara.
Para o prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, o governador Roberto Requião demonstrou sensibilidade ao levar novamente o programa a Laranjeiras do Sul, cidade que apresenta o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná. ?Como prefeito sinto-me lisonjeado em receber pela segunda vez o Paraná em Ação em Laranjeiras do Sul?, afirmou. Segundo ele, ?este é um dos melhores programas sociais que se tem notícia. É a inclusão social na mais pura acepção da palavra. Em Laranjeiras temos muitos índios tupi e guarani em processo de formação de tribo, e todos fizeram seus documentos durante o Paraná em Ação. Foi um momento de grande emoção?, declarou.
O secretario Milton Buabssi, afirma que é sempre uma satisfação levar essa feira de cidadania às pessoas que precisam. ?A realização das pessoas é nossa realização também?. O secretário destacou ainda que a nova sistemática na realização do programa para as edições deste ano, quanto ao acesso da população de baixa renda à feira de serviços, está fazendo bastante diferença.
?As prefeituras envolvidas estão organizadas ao realizar o cadastro de quem realmente precisa dos serviços gratuitos oferecidos pelo Paraná em Ação com antecedência, assim como ao formar caravanas para levar essas pessoas ao evento, o que faz com que o atendimento seja rápido e abrangente. A prova disso são os resultados dessa segunda edição, que praticamente dobrou o número de atendimentos em relação a primeira vez em Laranjeiras do Sul?, finalizou.