Mais de 30 instituições públicas e privadas, parceiras do ?Paraná em Ação?, receberam cerca de 10 mil visitantes e realizaram mais de 35 mil atendimentos durante os três dias de realização do programa, que é coordenado pelo Governo do Estado, no ginásio Franciscão, em Cruzeiro do Oeste, no último fim de semana.

continua após a publicidade

A feira de serviços gratuitos nas áreas de cidadania, saúde preventiva, cadastramento em programas sociais e recreação, surpreendeu a Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, responsável pela coordenação geral. Houve adesão de 100% dos municípios da AMERIOS ? Associação dos Munícipios da Região de entre Rios, que tiveram acesso à feira por meio de caravanas.

Dentre os serviços oferecidos, destacaram-se o trabalho desenvolvido pelos fóruns que estiveram de plantão e a emissão de documentos (RG, carteira de trabalho e CPF/CIC). A Secretaria de Saúde prestou orientações sobre saúde bucal preventiva, antitabagismo e pressão arterial, além da distribuição de preservativos. Houve também orientações sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e da defesa quanto ao ataque de animais peçonhentos.

O Poder Judiciário, que prestou atendimento nos próprios fóruns que estavam de plantão, atendeu e homologou muitos casos de separação amigável, divórcio de casais, orientou mães para recebimento de pensão alimentícia e no reconhecimento de paternidade. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também esteve presente, prestando orientações legais sobre diversas questões.

continua após a publicidade

Para a juíza de Direito da Vara de Família da Comarca de Umuarama, Márcia Andrade Gomes, sua participação foi mais uma boa oportunidade de servir pessoas que não têm condições de pagar por determinados serviços. ?É uma satisfação participar voluntariamente em ações como essa, em prol dos menos favorecidos, minimizando suas carências. Ao resolver pendências evita-se a geração de possíveis conflito. O trabalho durante esses três dias foi gratificante e nada desgastante?, declarou.

Os visitantes tiveram acesso a corte de cabelo gratuito, brincadeiras, feira de artesanato da Emater com material reciclável, inscrições e informações sobre programas sociais do governo estadual (Luz Fraterna, Irrigação Noturna, Leite das Crianças entre outros). Os serviços gratuitos beneficiaram motoristas, microempresários, aposentados, consumidores, trabalhadores e outros segmentos sociais, com prioridade às classes C, D e E.

continua após a publicidade

Parcerias

O secretário especial de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi, acredita que o êxito do programa ?Paraná em Ação? deve-se às parcerias dos órgãos estaduais e federais, bem como à adesão incondicional das administrações municipais. ? Sentimos o empenho dos municípios em levar toda a população para usufruir da feira e isso fez a diferença nessa etapa. Na realidade não esperávamos tanta gente nesse evento, porém toda a equipe do Paraná em Ação estava preparada e atendeu a todos satisfatoriamente?, conta.

Com base no levantamento final do evento, Marcírio Machado e Clecy Amadori, coordenadores estaduais desse programa, comentam que, de acordo com os números, cada um dos 8.521 visitantes recebeu, em média, quatro atendimentos diferentes. A 14ª edição do programa acontece em Paranavaí neste fim de semana (dias 10 a 12).