Paraná em Ação realiza 153 mil atendimentos em Campo Mourão

As 30 instituições públicas e privadas receberam mais de 37 mil visitantes e realizaram 153 mil atendimentos durante os cinco dias do Paraná em Ação, programa coordenado pelo governo do Estado, encerrado domingo último, no parque de exposição de Campo Mourão, por ocasião da 15ª Festa Nacional do Carneiro do Buraco.

A feira de serviços gratuitos nas áreas de cidadania, saúde preventiva, cadastramento em programas sociais e recreação, surpreendeu a Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, responsável pela coordenação geral. Houve adesão de 100% dos 25 municípios pertencentes à Comcam. Todos enviaram caravanas integradas por estudantes do ensino fundamental. As associações de bairros, da mesma forma, compareceram com grande quantidade de pessoas.

Cidadania

Dentre as atividades desenvolvidas, destacaram-se emissão de documentos (RG, carteira de trabalho e CPF/CIC). As secretarias de saúde do Estado e de Campo Mourão prestaram orientações sobre saúde bucal, preventiva e pressão arterial, além da distribuição de preservativos e encaminhamento de pessoas para serem submetidas a exames de sangue para diagnóstico de HIV (Aids), hepatite e febre amarela. Houve maciça conscientização para gravidez saudável, contra dengue e defesa quanto ao ataque de animais peçonhentos.

O Poder Judiciário atendeu e homologou muitos casos de separação amigável de casais, orientou mães para recebimento de pensão alimentícia e no reconhecimento de paternidade, através do exame de DNA. A OAB também esteve presente prestando orientações legais sobre diversas questões.

Os visitantes tiveram acesso a corte de cabelo gratuito, teatro, brincadeiras, feira de artesanato da Emater com material reciclável, inscrições e informações sobre programas sociais do governo estadual (Luz Fraterna, Irrigação Noturna, Leite das Crianças, Fábrica do Agricultor). Os serviços gratuitos beneficiaram motoristas, microempresários, aposentados, consumidores, trabalhadores, produtores rurais e outros segmentos sociais, com prioridade às classes C, D e E.

Para o governador Roberto Requião, que visitou a feira de serviços gratuitos na última sexta-feira (8) e conversou com dezenas de pessoas, de nada adiantam os programas de grande repercussão social se as pessoas não dispõem, muitas vezes, do básico: documentos que lhes assegurem acesso aos direitos fundamentais.

O vice-governador e secretário da Agricultura e do Abastecimento, Orlando Pessuti, disse que, através do Paraná em Ação, o governo do Estado comprova na prática seu compromisso com segmentos sociais historicamente à margem de benefícios elementares.

Por sua vez, o secretário especial de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi, acredita que o êxito do programa Paraná em Ação deve-se a parceria dos órgãos estaduais e federais, bem como à adesão incondicional das administrações municipais.

Com base no levantamento final do evento, Marcírio Machado e Clecy Amadori, coordenadores estaduais desse programa, afirmam que cada um dos 37 mil visitantes recebeu, em média, quatro atendimentos diferentes. A sétima edição do Paraná em Ação acontecerá em Santa Cecília do Pavão, no Norte Pioneiro, de 29 a 31 deste mês

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo