A Secretaria Especial de Relações com a Comunidade vai levar o projeto Paraná em Ação para o Show Rural Coopavel 2005, em Cascavel, nos dias 31 de janeiro a 04 de fevereiro. O objetivo é promover o exercício da cidadania e a inclusão social, com serviços gratuitos à população daquela região. "É uma iniciativa do governo do Estado e só está sendo possível implantá-la graças ao apoio de prefeituras, órgãos do governo federal e estadual, sociedade civil organizada e federações, como a Faep, Fecomércio e Fiep", explica o secretário Milton Bubassi.
Um barracão será instalado dentro Centro Tecnológico Coopavel. Lá, as pessoas terão à disposição serviços como emissão de título de eleitor, carteira de identidade, certidão de nascimento, carteira de trabalho, cartão SUS e CPF, entre outros. Haverá também a divulgação das ações e projetos do governo do Paraná e o cadastramento para programas sociais como o Luz Fraterna, da Copel, e Tarifa Social, da Sanepar. "Será uma interiorização do governo, com a divulgação de suas ações e a prestação de serviços, ampliada pela participação de órgãos federais, municipais e da sociedade civil organizada", afirma o secretário.
O Paraná em Ação também vai oferecer serviços na área de saúde preventiva, corte de cabelo, oficinas sobre aproveitamento de alimentos, material reciclado, empregabilidade, internet grátis e muito mais.
Municípios
O projeto também conta com o apoio da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). Segundo o secretário executivo da associação, Marcelo Ferlin, a Amop está mobilizando os 50 municípios de sua área de abrangência para que se integrem ao projeto. "Esta é uma importante iniciativa do governo estadual e possui um relevante enfoque social. Sabemos que o público alvo são as pessoas que mais necessitam do poder público e muitas vezes elas acabam ficando de fora de programas sociais, por não possuir documentos ou desconhecer a sistemática de inclusão desse programas. O Paraná em Ação preenche essa lacuna perfeitamente", diz Ferlin.
Para o coordenador geral do Show Rural Coopavel 2005, Rogério Rizzardi, o Paraná em Ação vai complementar um evento tecnológico que é referência mundial. "O Show Rural é caracterizado pela inovação e organização focados sempre na tecnologia. O Paraná em Ação traz novas oportunidades. Estamos criando novas opções para favorecer todos os paranaenses", conta. A expectativa, segundo Rizzardi é que cerca de 140 mil pessoas passem pela feira.