A quantidade de atendimentos realizada pelo Paraná em Ação na 15.ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco, em Campo Mourão, está acima da expectativa. Desde terça-feira, o programa já realizou mais de 49 mil atendimentos. ?Esse número superou nossas espectativas?, comentou o secretário Especial de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi, que coordena o programa.
Estudantes formam a maioria dos visitantes. Eles recebem informações educativas nas áreas de saúde preventiva, segurança pessoal, qualidade de vida e, ainda, participam de jogos de recreação. Com o Paraná em Ação, mais de 30 instituições públicas federais, estaduais e municipais (além de entidades privadas) oferecem, gratuitamente, serviços nas mais diversas áreas, prioritariamente para famílias pobres, como cadastramento em programas sociais.
Novidades
Segundo Clecy Amadori, uma das coordenadoras do Paraná em Ação, até o final da tarde de quinta-feira (07), cerca de 13.800 pessoas visitaram o pavilhão. Como cada uma recebe, em média, de três a quatro atendimentos distintos, este total supera 49 mil. Caravanas de estudantes e moradores de Campo Mourão, Engenheiro Beltrão, Janiópolis, Rancho Alegre, Barbosa Ferraz, Luiziânia, Iretama, Mamborê, Faro, Quinta do Sol, Fênix e Roncador já visitaram o pavilhão.
Em sua sexta edição, o Paraná em Ação apresenta diversas novidades. O DER, por exemplo, atrai a atenção com simulador de impacto e maquete de uma cidade orientando como os pedestres devem se comportar para não ser vítimas de acidentes. As secretarias de Saúde do Estado e do município, integradas, orientam para prevenção de doenças e encaminham para teste de HIV. A Emater apresenta uma inusitada feira de artesanato. Os visitantes aprendem a utilizar produtos recicláveis para confeccionar diversos objetos, a exemplo de cestas, presentes e utensílios domésticos.
Como não existe escritório do Senac em Campo Mourão, a Associação Comercial do município, através do núcleo de cabeleireiros, executa mais de 150 cortes gratuitos por dia. O Instituto de Identificação do Paraná, com formulário informatizado, dá entrada em processos para fornecimento de RG. No prazo máximo de 30 dias, a partir do Paraná em Ação, a pessoa recebe a carteira de identidade em casa. Antes, no interior, o documento demorava de 90 a 120 dias.