O Paraná em Ação, feira de serviços gratuitos do governo do Estado, encerrou sua passagem por Foz do Iguaçu, no último domingo, com 80 mil atendimentos. O programa é coordenado pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade e atendeu mais de 30 mil pessoas das comunidades da região Oeste, paranaenses e paraguaias. Para o secretário de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi, o Paraná em Ação continua cumprindo seu propósito inicial, ?levar cidadania e inclusão social às comunidades de todo o Estado?.
Além da emissão de documentos, cadastramento em programas sociais do governo do Estado, acesso à internet, o programa também contou com parceiros como Teatro Guaíra, Fundação Pró-Renal, Emater, Poder Judiciário, secretarias do governo Estadual, bem como órgãos federais, municipais, Itaipu Binacional e Prefeitura.
Nessa 23.ª edição, o destaque da feira de serviços gratuitos foi o acesso de brasileiros que vivem no Paraguai em situação civil irregular. De acordo com Buabssi, mais de 15 ônibus lotados de brasiguaios compareceram ao Paraná em Ação durante os três dias do evento, em busca de documentação e serviços diversos.
O vice-cônsul do Brasil em Cidade de Leste, José Irapuã Frota Lima, elogiou o Governo do Estado pela iniciativa do programa. ?É uma excelente iniciativa. Os serviços de cartório gratuitos foram muito importantes na vida dessas comunidades. Pois, para elas, o deslocamento é difícil e não dispõem de recursos para regularizar sua documentação?, explicou.
Segundo o secretário Buabssi, 150 das certidões de nascimento solicitadas nessa etapa foram para brasiguaios. ?O atendimento a brasileiros que vivem ilegais no Paraguai foi bastante expressivo, é muito gratificante poder resolver o problema dessas pessoas por meio do Paraná em Ação?, destacou.
Além de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha do Itaipu, também participaram da feira de serviços as comunidades paraguaias de Santa Fé, San Cristóvão, Naranjal, Hernandárias e Santa Rosa Del Mondai.
O Paraná em Ação segue para Goiorê, onde será realizada sua 24.ª edição nos dias 8 e 9 de Julho. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 645 52 52 e também pelo site : www.paranaemacao.pr.gov.br.