O programa "Paraná em Ação", elaborado pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade do Governo do Estado do Paraná, concluiu a sua segunda edição com novas perspectivas. O evento, realizado no Show Rural Coopavel 2005 em parceria com a Associação de Municípios do Oeste do Paraná (Amop), contou com a visita de mais de 58 mil pessoas em apenas 4 dias. O sucesso despertou o interesse de outras cidades paranaenses, que já estão sendo avaliadas.
Com o objetivo de divulgar as ações do governo do Estado através dos órgãos públicos participantes, promovendo a inclusão social das pessoas mais necessitadas, o programa prestou serviços de forma gratuita. A emissão de documentos, o cadastramento em programas sociais do Governo Estadual como o Luz Fraterna da Copel e o Tarifa Social da Sanepar, além de exames médicos preventivos, assistência judiciária e informações sobre o financiamento da casa própria tiveram grande procura. Palestras sobre higiene, cursos de culinária e artesanato e acesso à internet foram oferecidos aos presentes, que puderam também solicitar outros serviços e tirar dúvidas sobre o contato com projetos do Governo Estadual em seus municípios.
Para tanto, foram mobilizados moradores de 50 municípios da Região Oeste do estado. Os serviços mais procurados, de acordo com a coordenadora do programa, Clecy Amadori, foram a emissão de CPF e registros civis, principalmente para os "brasiguaios", que não dispõem de documentação brasileira. Segundo o Secretário de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi, não existe um serviço mais importante do que outro. "Todos os serviços são importantes, pois trazem cidadania a pessoas que, inclusive, já tem uma certa idade e muitas vezes não conseguiram ainda tirar a sua certidão de nascimento", explica.
Novidades
Ao término desta edição, novas propostas estão sendo estudadas. De acordo com Buabssi, a procura vem sendo maior do que a demanda. "Estamos tendo muitas solicitações, mas o programa necessita de um tempo razoável para preparar a organização. Não podemos fazer mais do que um evento a cada 45 dias, por isso várias cidades estão entrando na lista de espera", afirmou.
Dependendo do local em que o programa é executado, mais de 100 pessoas são envolvidas. Isso sem contar a fase de organização do projeto, que envolve também as prefeituras das regiões escolhidas, representadas por seus departamentos sociais. Para escolher a região mais apta para receber o benefício é adotado o critério das microregiões, das quais a sede é o melhor local. Dentre as microregiões com poucos municípios envolvidos são montados grupos que atinjam um grande número de pessoas, e uma única sede é definida para a participação do programa. Contudo, de acordo com Buabssi, isto não basta: "O local definido deve realizar um evento de grande atração popular, que possa promover um trabalho de inclusão social com as pessoas mais necessitadas".
Alguns eventos já estão definidos. De 18 a 20 de março a Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul, a Sociedade Rural e a Cooprosel estarão promovendo o I Agro Show, que contará com a participação do programa. O mesmo se aplica à XXXIII Expoingá – Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial, promovida pela Sociedade Rural, de 06 a 15 de maio em Maringá; bem como à Festa da Colheita a ser realizada em Abril com o apoio do Governo do Estado do Paraná, ainda sem data e local definidos.