A previsão é que cerca de 100 mil pessoas de 25 municípios venham a ser atendidas na sexta edição do Programa Paraná em Ação, iniciada nesta quarta-feira (5) no Parque de Exposições de Campo Mourão, por ocasião da 15ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco com o envolvimento de mais de 30 instituições públicas e privadas.
Em suas edições anteriores (Ponta Grossa, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Maringá e Londrina), o programa Paraná em Ação já atendeu mais de 600 mil pessoas, que tiveram acesso a serviços básicos oferecidos gratuitamente, como a primeira via de documentos (carteira de identidade, carteira de trabalho, certidão de nascimento, CPF/CIC), corte de cabelo, técnicas para produção de artesanatos a partir de recicláveis, além de participar de brincadeiras e de se cadastrar em diferentes programas sociais: Luz Fraterna da Copel, Tarifa Social da Sanepar e Leite das Crianças.
Na área de saúde, pela primeira vez num evento desta natureza, o interessado pode se submeter a teste de HIV. Mas foram disponibilizados ainda serviços de vacinação, avaliação física, pressão arterial e higiene bucal para bebês.
A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e suas vinculadas oferecem oportunidade para os produtores rurais se inscreverem nos programas Irrigação Noturna e Fábrica do Agricultor, entre outros. E as demais instituições forneceram informações e orientações de apoio ao motorista, microempresário, direitos previdenciários, do consumidor, emprego, orientações jurídicas.
Mata Ciliar
Em Campo Mourão, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) orienta os agropecuaristas a cumprirem a legislação sobre mata ciliar. Nesta região, houve a prisão temporária de vários produtores rurais pelo descumprimento legal. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), através de seu núcleo educativo, ensina as crianças sobre o comportamento preventivo nas ruas para se evitar acidentes.
?Procuramos desenvolver as atividades do PR em Ação de forma que as informações sejam repassadas com cunho essencialmente educativo. E, mais importante que isto: de maneira interativa. Assim, milhares de pessoas beneficiadas alcançam melhor conscientização porque interagem em cada estande visitado?, acentua Clecy Amadory, coordenadora estadual do programa.
O prefeito de Campo Mourão, Nelson Turek, concorda com Amadory e diz que o fato do governo do Estado garantir cidadania aos segmentos mais necessitados, ?reforça ainda seu compromisso com o interior paranaense em outras áreas, especialmente no estímulo à industrialização que gera mais empregos. Por isso que não medimos esforços para estruturar o parque de exposição de forma que não só a 15ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco seja um sucesso, mas também para que milhares de pessoas sejam beneficiadas pela feira de serviços gratuitos que é o Paraná em Ação?.
O Programa Paraná em Ação é promovido pelo Governo do Estado e envolve parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (Senar-PR) Secretaria de Ação Social de Campo Mourão, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e suas vinculadas Emater, Claspar, Codapar, Iapar e Ceasa Sanepar Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Ministério do Trabalho, Irpen/Anoreg (registro civil), Policia Militar, Banco do Brasil, Secretaria da Segurança Pública, Instituto Nacional de Seguridade Social, Celepar, Copel, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Instituto Ambiental do Paraná, Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão, Associação dos Cabeleireiros, Secretarias do Estado e Municipal da Saúde, Prefeitura de Campo Mourão, Paraná Esporte, Núcleo Regional de Educação, Instituto de Identificação, Detran, DER, Secretaria de Turismo do Paraná, Procon, Jucepar, Cohapar e OAB (subsecção local).