Com uma produção de 23, 82 milhões de toneladas, o Paraná mantém-se como o maior produtor de grãos do País com um volume de grãos estimado de 6,1% superior ao obtido na safra anterior, quando colheu 22,45 milhões de toneladas. As informações são dos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura, que divulgaram nesta terça-feira (05) o relatório da Safra 2005/06 referente ao mês de agosto. Os dados foram obtidos até o dia 24 do mês passado. O Deral também informou que está consolidando a primeira estimativa da safra 2006/07.
Para os técnicos do Deral, um dos fatores que contribuíram para o crescimento da produção é a migração de áreas anteriormente plantadas com soja para a cultura do milho. Este teve um aumento de 15,3% na área colhida, enquanto a soja representou uma redução de 5,8%. Com 5,2 mil quilos por hectare, em média, a produtividade do milho é 120% superior à da soja, que é de 2,3 mil quilos por hectare.
O secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas, disse que o cenário também é marcado por mudanças nas áreas das culturas de inverno. Segundo ele, o produtor do Paraná plantou mais milho safrinha e menos trigo. ?No caso do milho safrinha, a área plantada cresceu 13,2% comparado à safra 2005?, disse.
Ribas lembrou que a produtividade do milho safrinha está estimada em 3,6 mil quilos por hectare. ?Com isso, seria 84% superior à produtividade do trigo, estimada em 1,9 mil quilos por hectare?, afirmou. O secretário ainda ressaltou que, quanto aos grãos da safra de verão, as vendas já atingem 75,5%. ?Na safra passada, neste mesmo período, a comercialização atingia 70,2%?, comentou.
O chefe do Setor de Previsão de Safras do Deral, Dirlei Antonio Manfio, informou que a colheita dos grãos da segunda safra foi antecipada comparado às últimas duas safras em decorrência do plantio e da maturação que ocorreram mais cedo devido à falta de chuvas. Segundo ele, a colheita já atinge 89% da área plantada, enquanto que, em 2005, envolvia 69% da área e, no ano anterior, 65% da área.
Milho
A área de milho safrinha está estimada em 978 mil hectares. Isto representa um acréscimo de 13,2% em relação à área plantada em 2005. Para os técnicos do Deral, a área que poderá ser colhida em 2006 deverá ser 32% superior à do ano passado. O levantamento também aponta que estará disponível, no mercado, 70% a mais de milho que em 2005, quando a produção do Estado foi de 2,03 milhões de toneladas.
Já a produtividade média estimada para esta safra é de 3,6 mil quilos por hectare. Caso seja confirmada, essa produtividade possibilitará um rendimento 29% superior ao verificado no ano passado, quando foram colhidos, em média, 2,8 mil quilos por hectare.
Quanto ao milho da safra normal, a área colhida foi de 1,47 milhão de hectares. Ou seja, 15,3% a mais que o colhido em 2005. A produção de 7,73 milhões de toneladas foi 18,6% superior à conseguida no ano passado, quando o Paraná colheu 6,52 milhões. Apesar das adversidades climáticas ocorridas nesta safra, a produtividade de 5,2 mil quilos por hectare foi superior à verificada em 2005, quando foram colhidos 5,09 quilos por hectare.
Para Manfio, apesar da estiagem, caso as previsões se confirmem, a produção de milho no Estado deverá ser de 11,19 milhões de toneladas. ?Assim, a produção da safra atual deve ficar 31% superior à obtida no ano passado?, disse.
Feijão
Apesar das adversidades climáticas, o volume de feijão disponível no mercado deve ser 43% superior ao ofertado na safra passada. Essa situação é decorrente do aumento de 34% da área colhida e da recuperação da produtividade. Já o rendimento médio estimado para a safra atual é de 1,3 mil quilos por hectare. Isto indica 65% superior ao conseguido no ano passado, quando o Paraná colheu 1,2 mil quilos por hectare.
Outras culturas
Com aproximadamente 2,18 milhões de sacas, a produção de café deverá ficar 52% maior que a verificada na última safra. Segundo o economista do Deral, Paulo Franzini, o café é uma cultura bienal. ?Este ano, temos a safra cheia?, explicou. De acordo com o levantamento, 88% da produção já foi colhida.
O Paraná também deverá produzir 34,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Caso seja confirmada, a produção do Estado deverá ficar 23% maior que a da safra passada, que foi de 28 milhões de toneladas.