O Paraná é o Estado que possui mais doadores voluntários de medula óssea no Sul do país e está entre os primeiros do Brasil. Em um ano houve aumento de quase 10 mil pessoas cadastradas para doar medula óssea. Desde 2001, quando começou a parceria entre Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade do Departamento de Genética da Universidade Federal do Paraná (Ligh/UFPR) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), o Paraná já cadastrou 23.485 doadores voluntários.
Em 2004 foram cadastrados 4.933 novos doadores. Já em 2005 esse número aumentou para 9.837 doadores, um aumento de quase 100%. Com esse aumento há maior probabilidade de uma pessoa conseguir realizar o transplante. ?Contamos com a conscientização da população para que possamos aumentar esse banco de dados e assim diminuir a espera e o sofrimento de um ser humano que precisa de doação?, convoca o secretário de da Saúde, Cláudio Xavier.
Doações
Para fazer o cadastro, o interessado em doar medula óssea pode se informar em qualquer unidade de coleta de sangue ou ligar para o telefone 0800-645-4555. O transplante de medula óssea é uma possibilidade de cura para doenças como leucemia e outras doenças do sangue. O mais difícil nessa doação é a chance de encontrar uma medula compatível: essa compatibilidade pode chegar a uma em 100 mil. Para enfrentar esse problema está sendo organizado um banco de medula óssea. Quando um paciente necessita de transplante, um cadastro é consultado para procurar alguém que esteja cadastrado e seja compatível.