O governador Roberto Requião e a vice-governadora da Bretanha, Pascale Loget, representante do GM-Free Regiões Network, assinaram um protocolo de intenção que prevê a concretização de exportação de soja convencional para a Europa, por longo prazo. A comitiva, que representa 35 regiões da Europa, foi recebida nesta quarta-feira (19) no Palácio Iguaçu, onde foi formalizado o acordo.
Conforme o protocolo, haverá um intercâmbio entre o Paraná e o grupo GM Free, que prevê a troca de conhecimentos científicos e técnicos, de modo a permitir o fornecimento de soja convencional, de alta qualidade. O acordo visa, ainda, a pesquisa de métodos ou a exploração da viabilidade de organismos conjuntos capazes de contribuir para colocar em prática a certificação da soja convencional brasileira de acordo com os padrões de qualidade exigidos na Europa.
Segundo a vice-governadora da Bretanha, há um imenso potencial na Europa para compra de soja convencional, com garantia de rastreabilidade. Inicialmente, a comitiva está negociando a compra entre 20 mil a 30 mil toneladas, volume que poderá ser elevado à medida que os europeus ampliarem as negociações com produtores e cooperativas no Estado. Loget frisou que a intenção de compra da soja convencional é no mínimo por cinco anos.
A comitiva veio ao Paraná, Estado que resiste ao plantio e comercialização da soja transgênica, justamente para conhecer os sistemas de produção e garantia de escoamento da soja convencional. Durante à tarde desta quarta-feira, a comitiva estará no Porto de Paranaguá para verificar os procedimentos no escoamento da soja convencional.