Os 399 municípios paranaenses têm até o dia 15 de agosto para realizarem suas conferências de assistência social, voltadas para a implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que deve funcionar no país à semelhança do SUS na área da saúde.

continua após a publicidade

Na segunda quinzena de agosto, serão promovidas as conferências regionais, inicialmente nas 17 sedes dos escritórios regionais da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social. Por fim, está marcado para os dias 3, 4 e 5 de outubro, em Curitiba, a Conferência Estadual de Assistência Social.

Sem a possibilidade de estar presente às conferências municipais de assistência social, o secretário do Trabalho, Padre Roque Zimmermann, distribuiu mensagem ressaltando ?o momento forte de estudo, avaliação, levantamento de demandas e proposição de objetivos, e metas para a área de assistência social dos municípios.?

Segundo padre Roque, a conferência municipal representa um importante passo, uma vez que constitui na instância máxima da política de assistência social. ?Com a avaliação das ações realizadas no município pode-se propor coletivamente as novas diretrizes a serem seguidas. É no município que os problemas sociais estão presentes e é também ali que devem ser construídas as soluções, a partir da integração entre o Estado e a sociedade civil.?

continua após a publicidade

O secretário disse que o dia 16 de março deste ano foi marcante para os paranaenses pela presença do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, quando do lançamento do SUAS no Estado. ?Todo o trabalho desenvolvido anteriormente a este lançamento, bem como tudo aquilo que juntos fizemos nestes últimos meses, deve desaguar agora nas conferências municipais, regionais e estadual, como momentos decisivos na construção do SUAS e na consolidação da assistência social como política pública acessível a toda população de nosso Estado?, concluiu.