Paraná defende título brasileiro nos Jogos Estudantis Brasileiros

Mais uma vez Brasília será o foco das atenções do esporte de base. Depois dos Jogos da Juventude que se encerraram semana passada, em que o Paraná ficou em segundo lugar, atrás apenas de São Paulo, chegou a vez da disputa dos 26º Jogos Estudantis Brasileiros(JEB’s) que serão realizados de 26 de novembro a 5 de dezembro.

Apesar do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), organizador do JEB´s, não fazer uma pontuação oficial para a classificação geral, o Paraná foi o Estado com o maior número de troféus, sendo campeão no handebol masculino, no atletismo feminino e no atletismo adaptados (para portadores de necessidades especiais). Além disso, foi vice no basquete, vôlei e xadrez masculino e terceiro no vôlei feminino.

Segundo o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, o sucesso das delegações paranaenses nas disputas nacionais, se dá principalmente pela retomada dos Jogos Colegiais do Paraná. "Apostamos no JOCOP´s e isso tem dado resultado. São mais de 300 mil alunos participando em todo o Estado. Isso estimula a prática esportiva, e com mais crianças praticando esporte, maior a chance de termos bons atletas", acredita Gomyde.

Os Jogos Estudantis Brasileiros terão a participação de aproximadamente 3.000 jovens, de 12 a 14 anos, representando 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. Estarão envolvidas no evento cerca de 300 escolas do país, entre públicas e privadas.

O evento terá seis modalidades em disputa: atletismo, basquete, vôlei, handebol, futsal e xadrez. E as primeiras medalhas serão distribuídas no dia 27, no atletismo. Neste mesmo dia começam o torneio de basquete e xadrez, ambos no masculino e feminino.

O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, destaca a importância da competição para o desenvolvimento do esporte escolar no país. "Os Jogos Escolares Brasileiros são importantes como ferramenta para formação dos nossos futuros atletas. E a escola tem importância fundamental nesse processo, no qual o esporte contribui para a formação do caráter do jovem, despertando nele o sentido de coletividade, a ética e o respeito ao próximo", afirma.

A etapa nacional dos JEBs concentra as escolas campeãs nas seletivas estaduais. As competições seguem os regulamentos estabelecidos pelas respectivas Confederações das modalidades. Os Jogos Escolares Brasileiros são uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro, com apoio do Ministério do Esporte, do Governo de Brasília, das Secretarias Estaduais de Esporte e Educação e Confederações Brasileiras Olímpicas.

Escolas do Paraná em Brasília
Basquete M C. E. Nª Sª da Glória Francisco Beltrão
Basquete F Colégio Incomar Toledo
Vôlei M Colégio Monteiro Lobato Umuarama
Vôlei F C.E. Nestor Victor dos Santos São Miguel do Iguaçu
Handebol M C. Marista Maringá
Handebol F E.E. Honório Fagon Floraí
Futsal M C.E Lúcio Shaffer Umuarama
Xadrez M C. São Cristóvão São José dos Pinhais
Xadrez F C. Martinus Curitiba
Atlestismo
Rev. 4 x 75 M C. Marista Santa Maria Curitiba
Ver 4 x 75 F C.E. Ângelo Casagrande Marilândia

Outros colégios competindo cada um com um aluno no atletismo:
C.E Carlos Gomes (Nova Santa Bárbara); C.E. Adélia Rossi Arnaldi (Paranavaí); Sepan (P.Grossa), C.E. Ana Vanda Bassara (Guarapuava), C.E. José de Anchieta (Londrina), C.E. Prof. Olympia Moraes Tormenta (Londrina), E.E. Vani Riuz Viesse (Londrina), C.E. Wistremundo Roberto Perez Garcia (Londrina), C.E. Santo Inácio de Loyola (Paranavaí) e C.E. Leonel França (Paranavaí). 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo