A Secretaria de Saúde do Paraná anuncia hoje à tarde, dentro das comemorações do Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, uma série de ações visando a aumentar a captação de órgãos e tecidos no estado, em função do crescimento das filas de espera para transplantes. Durante toda esta semana serão realizadas palestras em escolas e haverá distribuição de material educativo para marcar a data.
No ano passado o total de transplantes no estado teve aumento de 22,8%, que passou de 807 em 2003, para 991. Neste ano já foram realizados 396 transplantes e 4.273 pessoas estão na fila de espera de um órgão. De acordo com o coordenador da Central Estadual de Transplantes, Carlos Renato d?Avila, se 20% das pessoas que morrem fossem doadores de órgãos, não haveria filas de espera.
As medidas serão anunciadas pelo secretário da Saúde, Cláudio Xavier após um culto ecumênico, às 17h, que marcará o início da III Campanha Estadual de Divulgação, Conscientização e Esclarecimento sobre Doação de Órgãos e Tecidos do Paraná.
Segundo o secretário, a campanha será intensa até o dia 1º de outubro, quando será celebrada uma missa especial em ação de graças, tendo como convidados especiais as famílias de doadores e receptores.
Após a missa será realizada a III Caminhada da Solidariedade, que sairá da Catedral Metropolitana de Curitiba em direção à Boca Maldita, onde serão distribuídos panfletos informativos com esclarecimentos ao público e balões vermelhos em formato de coração para as crianças.