O Brasil começou nesta semana a maior ação de comércio exterior para o ?Ano do Brasil na França?. O Paraná se antecipou preparando uma missão comercial. Com a exposição de produtos brasileiros nas Galerias Lafayette, – um dos mais importantes centros de consumo da Europa -, o país e o Paraná dão a largada para o aumento das exportações de produtos com maior valor agregado para o mercado europeu.
Antecipando-se à iniciativa do governo federal, o Paraná – por meio da Secretaria da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul – realizou em novembro de 2004 um workshop com estilistas franceses em Curitiba voltado à capacitação do empresário paranaense.
Mais de 60 empresas de confecção ouviram dos estilistas europeus que o ?Paraná também tem muito a ensinar?, conta a estilista francesa convidada das Galerias Lafayette, Steffgenn Virginie. ?O lado artesanal dos brasileiros é um fator de enorme interesse para o mercado europeu?, afirma.
Missão
Acompanhando os eventos promovidos pelo governo federal, o Paraná irá criar as chamadas ?Semanas do Paraná na França?. ?Vamos aproveitar toda a vitrine do Brasil na França, criando em agosto a ?Semana do Paraná na França?, em Paris, com o apoio do governo brasileiro. Todo o potencial econômico do Estado será apresentado ao público francês e europeu, abrindo para as empresas paranaenses novos mercados por toda a União Européia?, afirma o secretário Virgílio Moreira Filho.
Segundo o coordenador de Assuntos Internacionais e do Mercosul, Santiago Gallo, em 2004, o Paraná exportou para a França cerca de US$ 425 milhões contra cerca de US$ 236 milhões em 2003, alta acima de 80%. ?Além da ?Semana do Paraná na França? em agosto, outra iniciativa do governo do Estado está mobilizando os empresários paranaenses: uma nova semana do Paraná, em Paris, junto com a Fiep e outra semana na cidade de Lyon, ambas para o mês de outubro deste ano?, adianta Gallo.
Até o momento, mais de 40 empresas do Paraná já confirmaram participação nas missões empresariais do estado em Paris e em Lyon. Os setores considerados prioritários para a adesão de empresas incluem os de confecções, orgânicos, sucro-alcooleiro, sedas, bonés, móveis e madeira. A Secretaria da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul aceita a adesão de novas empresas até o dia 15 de junho para as ?Semanas do Paraná na França? (8 a 14 de outubro em Paris e 18 a 25 de outubro em Lyon).
Serviço
Secretaria Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul.
Maiores informações no telefone: (41) 3335-1700
Ou no e-mail: mercosul@pr.gov.br