A equipe do Paraná conquistou mais um título inédito nacional. Equipe Campeã do Maresia Brasileiro de Surf 2006, etapa onde foram definidos os campeões do circuito em ótimas ondas com séries de até 1 metro no pico de Matinhos (PR), palco desta última etapa do circuito nacional. Na disputa entre equipes, os surfistas paranaense formaram o pódio em cinco das seis categorias individuais e garantiram ao estado o título da quarta etapa. Os "locais" paranaenses deram um verdadeiro show na prova e venceram os times de Santa Catarina, São Paulo e Bahia.
Foi a primeira vitória do Paraná em 17 anos de circuito brasileiro. A performance do time anfitrião deixou a cidade de Matinhos em êxtase. A equipe paranaense desfilou em carro de bombeiros pela cidade agradecendo todo apoio aos atletas e ao eventos nesses três dias de competição. Provando que o Paraná tem excelente potencial em atletas e infra-estrutura para realizações de grandes eventos.
As seis categorias individuais proporcionaram muita emoção ao público em Matinhos. Na Open a etapa foi dominada pelo paranaense Alessandro Schmitz, que venceu uma final emocionante contra os catarinenses Marcelo Coutinho e Jefferson Zani, além do paulista Caio Faria. Beneficiando o paulista Wiggolly Dantas a manter-se na primeira posição no ranking. Outro atleta paranaense Alex Lima seguiu até a semi final.
Na categoria junior O atleta do Paraná Rafael Teixeira, surfista de Matinhos que fez uma brilhante campanha em casa ficando com o vice, o campeão foi o potiguar Jadson André encerrando o circuito com chave de ouro. O paulista Wiggolly Dantas, autor de duas notas 10 na competição, ficou em terceiro lugar, seguido pelo catarinense Alejo Muniz.
O atleta Peterson Crisanto foi invencível na categoria Mirim e contou com um duelo emocionante com o potiguar John Max que precisava vencer a etapa e torcer para o carioca André Pastori ficar em quarto lugar. John lutou muito pela vitória, mas não conseguiu deter o local Petersinho e o potiguar Jadson André, que ficaram em primeiro e segundo, respectivamente. Com o resultado, André Pastori conquistou seu primeiro título brasileiro.
Na categoria Iniciante Peterson Crisanto sagrou-se campeão do circuito. Filipe Braz, vencedor da categoria na etapa, derrotando o paulista Caio Ibelli e os catarinenses Victor Drews e Vicente Romero.
A paranaense Bruna Schmitz, que vinha liderando, terminou em terceiro lugar em Matinhos, seguida pela paulista Nathalie Paola. A paraibana Diana Cristina fez a festa entre as meninas. Na Feminino Open, ela ficou com o vice na etapa e alcançou a liderança do ranking nacional. A catarinense Gabriela Leite achou uma onda salvadora nos instantes finais e subiu ao topo do pódio na etapa.
Na Feminino Júnior, as paranaenses Bruna Schmitz finalizou em terceiro e Nathalie terminou em quarto lugar, Diana Cristina perdeu na semifinal e teve de torcer para a paranaense Nathalie Martins não vencer a etapa. enquanto sua xará Nathalie Paola, de São Paulo, conquistou a primeira vitória no Maresia Brasileiro de Surf. A catarinense Susã Leal ficou com o vice.