O Paraná é o primeiro estado brasileiro a concluir o Inventário de Resíduos Industriais exigido pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Foram inventariadas 570 indústrias de porte médio, grande e excepcional, que geram por ano 16 milhões de toneladas de resíduos, dos quais 96% foram classificados como não perigosos.
Realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por meio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o inventário levou oito meses para ficar pronto. Das empresas vistoriadas, 51% estão em Curitiba. As demais ficam em Londrina, Ponta Grossa e Maringá. O diagnóstico estará disponibilizado em versão eletrônica no portal do meio ambiente: www.pr.gov.br/sema.
A atividade que produz maior quantidade de resíduos é a de alimentos e bebidas – 16% do total inventariado. São 5,7 milhões de toneladas gerados por ano, onde só o bagaço de cana contribui com 2,7 milhões de toneladas. Dentro destas atividades se destacam ainda cascas e películas, grãos e produtos orgânicos com validade vencida.
Os resíduos mais perigosos são óleos de corte e usinagem – comum em indústrias metalúrgicas – lodo de curtume e óleos lubrificantes. Além de quantificar e classificar a geração de resíduos industriais, o inventário também detectou o destino dado aos materiais – 60% são aproveitados na própria indústria, na queima em caldeiras, reciclados ou reutilizados de outras formas.
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna