Paraná comemora Dia da Água plantado 1 milhão de árvoes

O Paraná comemora hoje o Dia Mundial da Água com o plantio de um milhão de árvores nativas nas margens dos rios dos 399 municípios do Estado. O plantio simultâneo será feito pelos agricultores, em propriedades particulares que são cortadas por rios, e por estudantes e voluntários, nas áreas públicas. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, este é o maior plantio da história do país realizado em apenas um dia. “O objetivo é aproveitar a data e sensibilizar toda a população para, em mutirão, recuperar a vegetação das margens dos rios”, afirma.

A ação faz parte do Programa Estadual de Mata Ciliar, que tem como meta a preservação das matas ciliares, sob a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com as Secretarias de Agricultura e Planejamento. “Com este projeto, associado ao programa de repovoamento de rios, lagos e litoral, o Paraná se torna um estado de vanguarda na questão da preservação do meio ambiente”, afirmou o governador Roberto Requião.

O secretário do Meio Ambiente lembrou ainda que “no último século destruímos muito o Estado, com plantações de produtos agrícolas e pastos até a margem dos rios” e que a natureza demora 500 anos para fazer um centímetro de solo. Se não houver vegetação para sustentar a terra, ela é facilmente levada pelas chuvas para os rios, acrescentou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo