Paraná comemora 25 anos de atividades geológicas

O Núcleo Paraná da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) completa neste mês de maio um quarto de século de atividades geológicas no Estado. Para comemorar a data, a entidade vai realizar o simpósio "Ambientes Geológicos dos Recursos Naturais do Paraná" (Geopar I) que inclui a apresentação de revisões e discussões a respeito dos fatores geológicos que afetaram e continuam afetando o uso, a ocupação e a descoberta dos recursos naturais do Paraná, incluindo superfície, a paisagem e o subsolo.

"É um esforço inicial de aproximação do conhecimento geológico com as outras abordagens temáticas, como relevo, solos, biomas, para a sustentabilidade da qualidade de vida. Faz parte de um esforço internacional, dentro da linha do Ano Internacional do Planeta Terra, recentemente designado pela Organização das Nações Unidas, desta interação entre o conhecimento cientifico e sua utilização na gestão dos recursos naturais da Terra", explica Paulo Soares, presidente do Núcleo Paraná da SBG.

A SBG é uma sociedade científica nacional, de utilidade pública, com 60 anos de fundação, cujo objetivo principal é fomentar o desenvolvimento e a aplicação do conhecimento geológico. Já o Núcleo Paraná, um dos oito núcleos regionais, tem foco exclusivo nas atividades geológicas do Estado. "Os diversos congressos realizados pelo Núcleo Paraná, incluindo eventos internacionais, e a participação da diretoria em debates regionais e locais, inclui a própria questão do aproveitamento da água no carste e os direitos a royalties. Isto insere a comunidade geológica tanto no contexto científico internacional como nas questões que afetam os paranaenses".

O simpósio "Ambientes Geológicos dos Recursos Naturais do Paraná" terá solenidade de abertura no dia 28 e contará com a presença de diversas autoridades do meio geológico em âmbito nacional e estadual. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo