Paraná começa segunda etapa da campanha contra aftosa

Ao lançar a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa nesta terça-feira (01) em São José dos Pinhais, o vice-governador Orlando Pessuti afirmou que o desafio do Paraná será imunizar 100% dos 10,2 milhões de bois, vacas e búfalos existentes no Estado até o dia 20 de novembro. Para ele, este desafio se estende também ao Ministério da Agricultura, pecuaristas, às 35 entidades que compõem o Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária e às 15 que participam do Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Estado do Paraná (Fundepec).

Segundo Pessuti, a luta contra a doença é de todos. ?Cada um de nós deve ser um soldado nessa batalha contra a aftosa?, lembrou. Esperamos que nestes 20 dias da campanha, todos os animais do Estado sejam vacinados voluntariamente?, disse. Ele lembrou que a multa por animal não vacinado é de R$ 72,86.

Durante o evento, realizado na propriedade do produtor José Schulis, na Colônia Avencal, Pessuti destacou a importância do envolvimento de todos os 161 conselhos municipais e intermunicipais de sanidade agropecuária no Estado. ?A responsabilidade é de todos nós?, declarou. ?Independentemente dos resultados, toda a nossa atenção à sanidade agropecuária será mantida?, comentou.

Prevenção

Durante a reunião da Escola de Governo desta terça-feira (01) Pessuti destacou que a Secretaria trabalha 365 dias no ano. Segundo ele, em algumas situações, como a atual ameaça da febre aftosa, o trabalho é de 24 horas por dia. ?Há momentos, como agora, que as ações e atividades são triplicadas. Quando se trata de manter a saúde de nossas plantas, lavouras e animais, jamais vai haver omissão de nossa equipe?, disse.

Quanto à aftosa, Pessuti lembrou que não se trata mais de precaução. ?A partir do momento que foram comprovados focos em Mato Grosso do Sul, o nosso trabalho é de prevenção. Por isso, justificam-se as medidas enérgicas que tomamos desde que soubemos da existência de focos da doença no estado vizinho?, destacou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo