Além de não garantir classificação antecipada para a próxima fase, o tricolor paranaense complicou sua vida na Copa Libertadores da América ao perder para o Real Potosí por 3 a 1, nesta terça-feira (10) à noite, na Bolívia. Sofrendo com a altitude superior a 4 mil metros, o Paraná fez um bom primeiro tempo e conseguiu sair para o intervalo com o empate em 1 a 1. Mas foi na segunda etapa que a situação ficou crítica e o Real Potosí chegou facilmente a vitória.
O Paraná começou com todo o gás e logo a 1 minuto Henrique recebeu lançamento e chutou forte, obrigando o goleiro boliviano a espalmar. O Potosí deu o troco e aos 3 minutos Gatty Ribeiro arriscou de longe, obrigando Flávio a fazer boa defesa. Aos 6 Dinélson cobrou falta da direita, Daniel Marques desviou e a bola passou perto do gol de Burtovoy. O jogo era lá e cá e o Potosí também chegou com perigo aos 7 minutos. Colque chutou da entrada da área, a bola passou à esquerda do goleiro paranista. Aos 16 Flávio voltou a salvar o Tricolor, no chute de Brandan.
O jogo era equilibrado e qualquer uma das duas equipes poderia abrir o marcador. E isso acabou acontecendo aos 23 minutos. Em cobrança de escanteio ensaiada, Brandan tocou para Gatty Ribeiro, o lateral cruzou na área e Rodriguez subiu mais que a zaga paranista para mandar no ângulo esquerdo do Pantera, que nada pôde fazer. Aos 25 o time boliviano teve a oportunidade de ampliar o marcador, novamente Flávio salvou o Paraná.
A equipe comandada por Zetti continuava bem na partida e chegou ao empate aos 28 minutos. Gerson recebeu na direita, driblou o zagueiro e chutou forte, na saída de Burtovoy. O empate era um bom resultado para os paranistas, mas o segundo tempo era temido, em virtude da condição física dos jogadores.
O time paranaense começou bem o segundo tempo e levou alguns perigos ao gol do Potosi, mas aos poucos o time boliviano foi se prevalecendo da altitude e aos poucos os jogogadores paranistas sentindo. Aos 24 minutos aconteceu o segundo gol boliviano. Brandan fez jogada individual e chutou forte, da entrada da área, a bola acabou entrando no gol de Flávio. Aos 26 o Potosi teve outra grande oportunidade para ampliar, Flávio salvou.
A pressão boliviana era grande e o terceiro gol aconteceu aos 29 minutos. A zaga paranista parou, pedindo impedimento, Edu Monteiro recebeu na área e chutou no canto esquerdo do goleiro paranista.
Com o placar praticamente definido, o Real Potosi passou a administrar o jogo. A equipe paranista já não tinha mais fôlego para, ao menos, diminuir o placar.
Com a derrota por 3 a 1, o Tricolor caiu para a terceira colocação no Grupo 5, já que o Real Potosí também chegou aos 6 pontos, mas fica na frente no saldo de gols. O Paraná definirá sua situação na Libertadores da América no próximo dia 18, onde enfrentará o já eliminado Unión Maracaibo, na Vila Capanema e precisa vencer o jogo e torcer por um tropeço da equipe boliviana que enfrentará o Flamengo, já classificado, no Maracanã.