São Paulo (AE) – Em uma virada sensacional, o Nacional conseguiu a vaga para a final da 36ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, ao vencer o Paraná por 3 a 2, neste domingo, no estádio Nicolau Alayon, na capital paulista. Agora, o Nacional espera o adversário na decisão, marcada para terça-feira às 10 horas, contra o vencedor do confronto entre Corinthians e Iraty, que se enfrentam neste domingo, às 18h30, no Pacaembu.
Nacional busca o tricampeonato da Copa São Paulo, uma vez que já levantou a taça em 1972 e 1988.
O atacante reserva Thiago foi o herói do time paulistano que chegou a estar perdendo por 2 a 0. Ele marcou dois gols e ainda cobrou a falta que terminou no gol contra de Clenilson. Com isso, o Paraná, que tinha sido até então o único clube com 100% de aproveitamento na Copa SP – 6 vitórias -, foi eliminado.
A euforia tomou conta dos quase quatro mil torcedores que foram ao estádio, contagiando os meninos na comemoração dentro de campo. "Provamos que éramos os melhores e vencemos", concluiu, emocionado, o técnico Paulo Sérgio Tognasini.
Com uma boa marcação, o Paraná apostou nos contra-ataques. E foi assim que abriu o placar aos 10 minutos, quando Rodrigo cruzou para Vandinho fazer 1 a 0, com um leve toque no canto esquerdo do goleiro do Nacional.
Sempre no contra-ataque, o Paraná ampliou aos 30 minutos quando Thiago Neves chutou da entrada da área e fez.
No segundo tempo, o Nacional foi com tudo para o ataque. E deu certo. Aos 23 minutos, Nonô levantou a bola na área e Thiago desviou de cabeça, fazendo o primeiro. Aos 35, veio o empate, quando Thiago cobrou falta e Clenilson marcou contra.
Ainda havia tempo para a virada e ela aconteceu logo depois, quando Leandro cruzou da direita, o goleiro saiu tarde e Tiago marcou mais um de cabeça, aos 37 minutos.
Nacional – Rodrigo; Ferrinho (William), Douglas, Ricardo e Alex; Nonô, Everton, Xororó (Thiago) e Caio (Felipe Ribeiro); Leandro e Souza. Técnico: Paulo Sérgio Tognasini.
Paraná – Júlio César; Diego, Guilherme e Alisson; Alex, Clenilson, Elton Silva, Maia (Elton) e Rodrigo; Thiago Neves (Eltinho) e Vandinho (Joni). Técnico: Edson Neguinho.
Gols: Vandinho, aos 10, e Thiago Neves, aos 30 minutos do primeiro tempo; Thiago, aos 23 e 37, Clenilson (contra), aos 35 minutos do segundo.
Árbitro: Alex Sander da Rosa Lefeu
Cartão Amarelo: Alex (Nacional)
Local: Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo.