Paraná busca negócios no Uruguai para fortalecer o comércio

Com o objetivo de potencializar o intercâmbio comercial entre o Paraná e o Uruguai, o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Luis Mussi, está em Montevidéu. A visita prepara o terreno para a missão governamental e empresarial que o Paraná realiza no Uruguai no em setembro, de acordo com um Programa de Desenvolvimento da Produção, Promoção e Exportações e Desenvolvimento de Alianças Internacionais e do Mercosul.

Nesta sexta-feira, Mussi visitou a Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), entidade que irá sediar o encontro no Uruguai. A visita já surtiu efeitos positivos. A Aladi firmou uma parceria de transferência de informações comerciais com o governo do Paraná para proporcionar aos pequenos e médios empresários paranaenses um maior conhecimento sobre o comércio e mercado da América Latina.

Ações

Mussi também esteve na sede do Mercosul, em reunião com o assessor especial Vilmar Coutinho. O propósito desta reunião foi definir as ações que o Estado promoverá no âmbito do Mercosul, além de discussões para a realização de um seminário sobre política automotiva.

“Temos que aproveitar o potencial do Estado neste segmento uma vez que possuímos montadoras como a Renault, Audi-Volks e Volvo. O governador Roberto Requião espera criar uma instância de reuniões entre os governadores que possibilitem em uma maior participação dos governos estaduais na interação regional”, disse Mussi.

“Também buscamos realizar um levantamento das barreiras tarifárias e não-tarifárias entre o Paraná e o Mercosul”, concluiu. Mussi se reuniu ainda com o embaixador do Brasil no Uruguai, Eduardo dos Santos, para a definição dos detalhes para a missão governamental e empresarial. O secretário retorna neste sábado ao Paraná.

Em 2003, o Paraná exportou US$ 35,684 milhões para o Uruguai. Na pauta exportadora, encontram-se como principais produtos o açúcar, carne suína, papel, tratores, erva-mate e automóveis

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo