A apresentação de 60 novos roteiros turísticos e o apoio de empresários e instituições têm garantido grande número de visitantes no estande do Paraná na Feira das Américas e 34.º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Exposições de Turismo da Associação Brasileira das Agências de Viagens – ABAV 2006. A divulgação e comercialização de produtos e destinos turísticos do Paraná são feitas no maior evento nacional de turismo, iniciado nesta quarta-feira (25), no Riocentro, Rio de Janeiro.
O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, conferiu de perto, na primeira noite do evento, o entusiasmo dos representantes do trade paranaense, cumprimentou a todos e elogiou o trabalho da Secretaria de Estado do Turismo e da Paraná Turismo na mobilização. Além de produtos e destinos turísticos consolidados, a Secretaria de Estado do Turismo e a Paraná Turismo apresentam os 60 novos roteiros resultantes do Programa de Regionalização do Turismo ? Roteiros do Brasil. Também, com apoio de empresários e instituições paranaenses de turismo, é realizado o sorteio brindes no estande, o que ajuda a atrair fluxo constante de visitantes.
Os destaques são para os destinos avaliados como prioritários pelo Ministério do Turismo: ?Iguassu & Caminhos Integrados ao Lago de Itaipu?, ?Curitiba e os Santuários Ecológicos do Litoral do Paraná?, ?Natureza e História na Rota dos Tropeiros?, ?Paraná: do Atlântico ao Iguaçu?, ?Iguassu ? Missões? e ?Ecoturismo: do Pantanal ao Iguassu? – estes dois últimos integrados, organizados em conjunto, respectivamente, com o Rio Grande do Sul e o Mato Grosso do Sul.
Uma área de convivência no estande da região Sul do Brasil é destinada à degustação da gastronomia típica, realização de shows e outras apresentações culturais. Nesse espaço, o visitante tem a oportunidade de apreciar o barreado, prato típico da culinária do litoral paranaense. A poucos passos do estande, o Paraná expõe e comercializa peças de artesanato dos Campos Gerais e do Litoral em uma área denominada Casas do Brasil. Destacam-se as peças em palha de milho, madeira, cerâmica, bambu e roupas pintadas à mão.
Dentre os participantes do Paraná, destacam-se prefeituras municipais, órgãos públicos, conventions bureaux, entidades de classe, empresas do setor hoteleiro, empresas do setor de entretenimento, agências de receptivos e centros de exposições.